Artigos sobre: Perguntas frequentes

Como criar uma conta a receber?

Veja como cadastrar corretamente contas a receber no Nitrus e tenha ainda mais eficiência no seu dia a dia!



Esse é um processo muito importante, afinal, se você tiver um bom cadastro de contas a receber, você poderá gerar relatórios eficientes, visualizar o desempenho da sua empresa e traçar boas estratégias de negócio!


Veja o passo a passo:


  1. No menu principal, na seção "Recebimentos", clique na tecla "Contas a receber".



  1. Para criar um novo recebimento, clique em + Novo.



✅ Você também pode criar a nova cobrança clicando em "Criar movimentação" e escolhendo "Conta a receber" no tipo de movimentação, no menu principal!


  1. Na tela 1, "Definições", preencha:



  • Tipo de movimentação- selecione entre "Contas a pagar" ou "Contas a receber". Nesse caso, como estamos falando de contas a receber, selecione essa opção;
  • Conta- selecione a conta desejada, escolhendo a conta automática (Conta Nitrus) seus processos serão automatizados. Para saber mais, clique aqui.
  • Periodicidade- escolha entre as opções:

Lançamento único: para uma movimentação única;

Parcelado: para pagamentos em mais de uma parcela, e

Recorrente: quando já há previsão dos próximos pagamentos, no caso de contratos pré-estabelecidos;

  • Data de vencimento- informe qual será a data escolhida para o vencimento da conta;
  • Competência (venda ou prestação do serviço)- indique qual será a data em que a venda foi feita ou quando o serviço será realizado;
  • Lançamento de serviços- escolha se deseja colocar o lançamento de serviços ou não. Caso opte por adicionar, será aberta uma nova tela na página 3 para cadastro. Para saber mais clique aqui.


Depois clique em Próximo.


✅ Acesse os artigos para conhecer as diferentes formas de periodicidade e como preenchê-las: "Como criar uma recorrência a receber" e "Como criar um parcelamento a receber".


  1. Na tela 2, "De quem receber":



  • Pesquisar cliente / pagador cadastrado- nesse caso você poderá pesquisar e selecionar um cliente ou pagador já cadastrado, ou cadastrar um novo;
  • Condições-

- Formas de recebimento disponíveis disponíveis para o cliente: estão disponíveis para recebimento Boleto **ou **Pix, se você mantiver as duas opções seus clientes poderão escolher o método que desejarem efetuar o pagamento. Mas se você deseja receber por apenas um método, basta desmarcar o modo que não será aceito;

- Percentual de juros ao dia: será cobrado por padrão, o percentual de 0,033 de juros a cada dia de atraso no pagamento;

- Percentual de multa: será cobrado uma multa de 2,00% do valor da conta quando não for pago até o dia de vencimento.


⚠️ Esses valores de juros e multas são um padrão para todos que começam a utilizar o Nitrus e se adequam ao Código Tributário Nacional e ao Código de Defesa do Consumidor. Por isso, sugerimos que esse percentual não seja alterado.


Após isso, clique em Próximo.


  1. Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no tópico 3 desse artigo, poderá pular para o próximo passo.



Aqui você poderá:

1- Buscar por um serviço já cadastrado;

2- Adicionar o novo serviço.


Ao selecionar o serviço, as seguintes informações aparecerão:



  • Quantidade- indique em quantas vezes o valor deve ser pago;
  • Vr. prestação- preencha qual será o valor a ser pago pelo serviço contratado;
  • Total- o valor total será preenchido automaticamente com base nas informações anteriores;
  • Editar descrição do serviço- se desejar adicionar mais informações e observações sobre esse serviço, você poderá incluí-los, o que pode ser útil para maiores esclarecimentos.


| ✅ Para saber mais detalhes sobre Lançamento de Serviços, leia nosso artigo.


Após esse passo, clique em Próximo.


  1. Na próxima página você deverá preencher as "Configurações".



  • Descrição de cobrança- aparecerá como descrição o serviço escolhido na tela anterior, mas ele pode ser trocado ou ajustado se desejar;
  • Valor- aparecerá o valor da cobrança preenchido anteriormente;
  • Tipo de desconto-se desejar dar desconto ao seu cliente, escolha qual será o tipo ( percentual ou valor) e logo em frente informe qual será o desconto e até quando ele será aplicável (até o vencimento ou o número de dias antes do vencimento que você preferir) mas esse desconto é opcional e se não quiser oferecer essa opção, basta deixar zerado;
  • Envio de arquivos- se desejar, poderá incluir arquivos, como contratos ou qualquer outro.


Logo depois, clique em Próximo.


  1. No passo seguinte, você terá um "Resumo" de todos os dados preenchidos até agora e caso observe que alguma das informações está incorreta, basta voltar para ajustar. Do contrário, role até o final da página e clique em **Gerar**.


Pronto! 😃 Agora você já sabe como cadastrar suas cobranças! Mantenha os dados sempre atualizados e quanto mais informações cadastradas, melhor será o seu controle!


Actualizado em: 08/07/2025

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