Como criar uma conta a receber?
Veja como cadastrar corretamente contas a receber no Nitrus e tenha ainda mais eficiência no seu dia a dia!
Esse é um processo muito importante, afinal, se você tiver um bom cadastro de contas a receber, você poderá gerar relatórios eficientes, visualizar o desempenho da sua empresa e traçar boas estratégias de negócio!
No menu principal, na seção "Recebimentos", clique na tecla "Contas a receber".
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-09-as-_1a0qbhk.png)
Para criar um novo recebimento, clique em + Novo.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-09-as-_1g0np01.png)
✅ Você também pode criar a nova cobrança clicando em "Criar movimentação" e escolhendo "Conta a receber" no tipo de movimentação, no menu principal!
Na tela 1, "Definições", preencha:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-09-as-_1tgr3gg.png)
Tipo de movimentação: selecione entre "Contas a pagar" ou "Contas a receber". Nesse caso, como estamos falando de contas a receber, selecione essa opção;
Conta: selecione a conta desejada, escolhendo a conta automática (Conta Nitrus) seus processos serão automatizados. Para saber mais, clique aqui.
Periodicidade: escolha entre as opções - Lançamento único, para uma movimentação única; Parcelado, para pagamentos em mais de uma parcela; e Recorrente, quando já há previsão dos próximos pagamentos, no caso de contratos pré-estabelecidos;
Data de vencimento: informe qual será a data escolhida para o vencimento da conta;
Lançamento de serviços: escolha se deseja colocar o lançamento de serviços ou não. Caso opte por adicionar, será aberta uma nova tela na página 3 para cadastro. Para saber mais clique aqui.
Depois clique em Próximo.
✅ Acesse os artigos para conhecer as diferentes formas de periodicidade e como preenchê-las: "Como criar uma recorrência a receber" e "Como criar um parcelamento a receber".
Na tela 2, "De quem receber":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-09-as-_at21x8.png)
Pesquisar cliente / pagador cadastrado: nesse caso você poderá pesquisar e selecionar um cliente ou pagador já cadastrado, ou cadastrar um novo.
Condições: escolha as Formas de recebimento, podendo ser Boleto ou Pix, nesse caso seus clientes receberão cobranças pela opção escolhida, ou você pode manter as duas opções e seus clientes poderão escolher o método que desejarem efetuar o pagamento. Preencha também Percentual de juros ao dia que será cobrado a cada dia de atraso no pagamento e Percentual de multa que será cobrado quando não for pago até o dia de vencimento.
Após isso, clique em Próximo.
Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no tópico 3 desse artigo, poderá pular para o próximo passo.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-07-as-_1my163.png)
Aqui você poderá:
1- Buscar por um serviço já cadastrado.
2- Adicionar o novo serviço.
3- Adicionar mais serviços, caso queira mais de um serviço para esse parcelamento.
✅ Para saber mais detalhes sobre Lançamento de Serviços, leia nosso artigo.
Após esse passo, clique em Próximo.
Na próxima página você deverá cadastrar as "Configurações".
Descrição de cobrança: faça uma descrição para identificar a conta;
Valor: preencha o valor da cobrança;
Categoria: escolha uma categoria entre as já existentes ou crie uma nova. Esse cadastro é opcional.
Observações: se desejar, adicione observações que podem ajudar a fazer um bom controle;
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-09-as-_1t3whql.png)
Você pode também enviar um arquivo que represente o pagamento, se desejar, clicando em Envio de arquivos, no canto direito da tela. Logo depois, clique em Próximo.
No passo seguinte, você terá um "Resumo" de todos os dados preenchidos até agora.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-09-14-as-_429qtz.png)
Após conferir os dados, role a tela para baixo e clique em Gerar:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-09-14-as-_1p6ldlu.png)
Pronto! 😃 Agora você já sabe como cadastrar suas cobranças! Mantenha os dados sempre atualizados e quanto mais informações cadastradas, melhor será o seu controle!
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/namalia_8mfh0g.jpg)
Esse é um processo muito importante, afinal, se você tiver um bom cadastro de contas a receber, você poderá gerar relatórios eficientes, visualizar o desempenho da sua empresa e traçar boas estratégias de negócio!
Veja o passo a passo:
No menu principal, na seção "Recebimentos", clique na tecla "Contas a receber".
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-09-as-_1a0qbhk.png)
Para criar um novo recebimento, clique em + Novo.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-09-as-_1g0np01.png)
✅ Você também pode criar a nova cobrança clicando em "Criar movimentação" e escolhendo "Conta a receber" no tipo de movimentação, no menu principal!
Na tela 1, "Definições", preencha:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-09-as-_1tgr3gg.png)
Tipo de movimentação: selecione entre "Contas a pagar" ou "Contas a receber". Nesse caso, como estamos falando de contas a receber, selecione essa opção;
Conta: selecione a conta desejada, escolhendo a conta automática (Conta Nitrus) seus processos serão automatizados. Para saber mais, clique aqui.
Periodicidade: escolha entre as opções - Lançamento único, para uma movimentação única; Parcelado, para pagamentos em mais de uma parcela; e Recorrente, quando já há previsão dos próximos pagamentos, no caso de contratos pré-estabelecidos;
Data de vencimento: informe qual será a data escolhida para o vencimento da conta;
Lançamento de serviços: escolha se deseja colocar o lançamento de serviços ou não. Caso opte por adicionar, será aberta uma nova tela na página 3 para cadastro. Para saber mais clique aqui.
Depois clique em Próximo.
✅ Acesse os artigos para conhecer as diferentes formas de periodicidade e como preenchê-las: "Como criar uma recorrência a receber" e "Como criar um parcelamento a receber".
Na tela 2, "De quem receber":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-09-as-_at21x8.png)
Pesquisar cliente / pagador cadastrado: nesse caso você poderá pesquisar e selecionar um cliente ou pagador já cadastrado, ou cadastrar um novo.
Condições: escolha as Formas de recebimento, podendo ser Boleto ou Pix, nesse caso seus clientes receberão cobranças pela opção escolhida, ou você pode manter as duas opções e seus clientes poderão escolher o método que desejarem efetuar o pagamento. Preencha também Percentual de juros ao dia que será cobrado a cada dia de atraso no pagamento e Percentual de multa que será cobrado quando não for pago até o dia de vencimento.
Após isso, clique em Próximo.
Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no tópico 3 desse artigo, poderá pular para o próximo passo.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-07-as-_1my163.png)
Aqui você poderá:
1- Buscar por um serviço já cadastrado.
2- Adicionar o novo serviço.
3- Adicionar mais serviços, caso queira mais de um serviço para esse parcelamento.
✅ Para saber mais detalhes sobre Lançamento de Serviços, leia nosso artigo.
Após esse passo, clique em Próximo.
Na próxima página você deverá cadastrar as "Configurações".
Descrição de cobrança: faça uma descrição para identificar a conta;
Valor: preencha o valor da cobrança;
Categoria: escolha uma categoria entre as já existentes ou crie uma nova. Esse cadastro é opcional.
Observações: se desejar, adicione observações que podem ajudar a fazer um bom controle;
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-11-09-as-_1t3whql.png)
Você pode também enviar um arquivo que represente o pagamento, se desejar, clicando em Envio de arquivos, no canto direito da tela. Logo depois, clique em Próximo.
No passo seguinte, você terá um "Resumo" de todos os dados preenchidos até agora.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-09-14-as-_429qtz.png)
Após conferir os dados, role a tela para baixo e clique em Gerar:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/captura-de-tela-2022-09-14-as-_1p6ldlu.png)
Pronto! 😃 Agora você já sabe como cadastrar suas cobranças! Mantenha os dados sempre atualizados e quanto mais informações cadastradas, melhor será o seu controle!
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/namalia_8mfh0g.jpg)
Actualizado em: 29/11/2022
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