Artigos sobre: Perguntas frequentes

Como criar uma conta a receber?

Veja como cadastrar corretamente contas a receber no Nitrus e tenha ainda mais eficiência no seu dia a dia!

Esse é um processo muito importante, afinal, se você tiver um bom cadastro de contas a receber, você poderá gerar relatórios eficientes, visualizar o desempenho da sua empresa e traçar boas estratégias de negócio!

Veja o passo a passo:



No menu principal, na seção "Recebimentos", clique na tecla "Contas a receber".



Para criar um novo recebimento, clique em + Novo.



✅ Você também pode criar a nova cobrança clicando em "Criar movimentação" e escolhendo "Conta a receber" no tipo de movimentação, no menu principal!

Na tela 1, "Definições", preencha:



Tipo de movimentação: selecione entre "Contas a pagar" ou "Contas a receber". Nesse caso, como estamos falando de contas a receber, selecione essa opção;
Conta: selecione a conta desejada, escolhendo a conta automática (Conta Nitrus) seus processos serão automatizados. Para saber mais, clique aqui.
Periodicidade: escolha entre as opções - Lançamento único, para uma movimentação única; Parcelado, para pagamentos em mais de uma parcela; e Recorrente, quando já há previsão dos próximos pagamentos, no caso de contratos pré-estabelecidos;
Data de vencimento: informe qual será a data escolhida para o vencimento da conta;
Lançamento de serviços: escolha se deseja colocar o lançamento de serviços ou não. Caso opte por adicionar, será aberta uma nova tela na página 3 para cadastro. Para saber mais clique aqui.

Depois clique em Próximo.

✅ Acesse os artigos para conhecer as diferentes formas de periodicidade e como preenchê-las: "Como criar uma recorrência a receber" e "Como criar um parcelamento a receber".

Na tela 2, "De quem receber":



Pesquisar cliente / pagador cadastrado: nesse caso você poderá pesquisar e selecionar um cliente ou pagador já cadastrado, ou cadastrar um novo.
Condições: escolha as Formas de recebimento, podendo ser Boleto ou Pix, nesse caso seus clientes receberão cobranças pela opção escolhida, ou você pode manter as duas opções e seus clientes poderão escolher o método que desejarem efetuar o pagamento. Preencha também Percentual de juros ao dia que será cobrado a cada dia de atraso no pagamento e Percentual de multa que será cobrado quando não for pago até o dia de vencimento.

Após isso, clique em Próximo.

Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no tópico 3 desse artigo, poderá pular para o próximo passo.



Aqui você poderá:
1- Buscar por um serviço já cadastrado.
2- Adicionar o novo serviço.
3- Adicionar mais serviços, caso queira mais de um serviço para esse parcelamento.

✅ Para saber mais detalhes sobre Lançamento de Serviços, leia nosso artigo.

Após esse passo, clique em Próximo.

Na próxima página você deverá cadastrar as "Configurações".

Descrição de cobrança: faça uma descrição para identificar a conta;
Valor: preencha o valor da cobrança;
Categoria: escolha uma categoria entre as já existentes ou crie uma nova. Esse cadastro é opcional.
Observações: se desejar, adicione observações que podem ajudar a fazer um bom controle;



Você pode também enviar um arquivo que represente o pagamento, se desejar, clicando em Envio de arquivos, no canto direito da tela. Logo depois, clique em Próximo.

No passo seguinte, você terá um "Resumo" de todos os dados preenchidos até agora.



Após conferir os dados, role a tela para baixo e clique em Gerar:



Pronto! 😃 Agora você já sabe como cadastrar suas cobranças! Mantenha os dados sempre atualizados e quanto mais informações cadastradas, melhor será o seu controle!


Actualizado em: 29/11/2022

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