Como criar uma movimentação?
Saiba como criar diferentes movimentações financeiras usando o Nitrus!
Com o Nitrus! você pode criar movimentações tanto para receber quanto para pagar. Esse processo auxilia na gestão financeira da sua empresa automatizando tarefas diárias.
Veja como fazer:
No menu principal, acesse Criar movimentação:
Na tela 1, Definições, preencha:
Tipo de movimentação - escolha entre "conta a pagar" ou "conta a receber";
Conta - selecione qual será a conta já cadastrada, pela qual será feita a movimentação;
Periodicidade - escolha entre Lançamento único, para uma movimentação única; Parcelado, para pagamentos em mais de uma parcela; e Recorrente; quando já há previsão dos próximos pagamentos, no caso de contratos pré-estabelecidos;
Data de vencimento - marque qual será o dia de vencimento da conta;
⚠️ Caso queira criar uma conta a receber, haverá também a opção de lançamento de serviços. Para saber mais, clique aqui.
E clique em Próximo.
Na tela seguinte teremos funções diferentes para contas a pagar ou a receber, vamos ver cada uma separadamente:
Quem pagar, para contas a pagar.
Você poderá buscar por um fornecedor, recebedor já existente, ou criar um novo, clicando no +. Se for criar um novo, será aberta uma tela para os dados de cadastro.
De quem receber, para contas a receber.
Você poderá pesquisar por um cliente ou pagador já existente, ou criar um novo, clicando no +. Se for criar um novo, será aberta uma tela para os dados de cadastro.
Também poderá ajustar as notificações de cobrança e as condições, de juros e multa.
Após isso, clique em Próximo.
Na tela de Configurações, preencha os seguintes campos (novamente elas vão variar se forem a pagar ou a receber, e aqui também estão separadas):
Para contas a pagar:
Descrição do pagamento - Descreva ao que se refere, para sua identificação e registros.
Valor - Preencha qual será o valor do pagamento.
Observações - Adicione alguma observação que possa ser útil para seus registros.
Envio de arquivos - Você poderá anexar arquivos e dados que sejam interessantes ou necessários.
E as opões:
⬜️ Padronizar movimentação - uma maneira de criar um padrão para movimentações futuras serem mantidas do mesmo modo preestabelecido.
⬜️ Informar baixa - para o caso da conta já ter sido paga e ser feita a baixa manualmente.
Para contas a receber:
Descrição da cobrança - Descreva ao que se refere, para sua identificação e registros.
Valor - Preencha qual será o valor do recebimento.
Tipo de desconto - escolha entre Percentual ou Valor.
Percentual de desconto a aplicar - essa opção é caso queira dar algum desconto ao seu cliente caso ele efetue o pagamento antes do vencimento. Se você não quiser dar o desconto, basta deixar o valor em 0,00.
Desconto aplicável até - se for dar o desconto, selecione até quando será possível o desconto ser dado. Podendo ser até o dia do vencimento, ou dias antes. Marque a opção desejada.
Observações - Adicione alguma observação que possa ser útil para seus registros.
Envio de arquivos - Você poderá anexar arquivos e dados que sejam interessantes ou necessários. Por exemplo, anexar contratos.
E a opção:
⬜️ Padronizar movimentação - uma maneira de criar um padrão para movimentações futuras serem mantidas do mesmo modo preestabelecido.
Ao finalizar, clique em Próximo.
Na última tela teremos o Resumo.
Aqui você poderá conferir todas as informações e dados cadastrados. Você poderá cancelar a criação dessa movimentação, clicando em ✖️Cancelar. Caso seja necessária alguma alteração, clique em ⬅️ Voltar. Se estiver tudo corretamente preenchido, clique em ➡️ Gerar.
Assim você poderá criar diversas movimentações usando o Nitrus e facilitar a sua vida e a da sua empresa! 😏
Veja também os seguintes artigos:
"Como criar uma conta a pagar?"
"Como criar uma conta a receber?"
"Como criar uma recorrência a pagar?"
"Como criar uma recorrência a receber"
"Como criar um parcelamento a pagar?"
"Como criar um parcelamento a receber"
Com o Nitrus! você pode criar movimentações tanto para receber quanto para pagar. Esse processo auxilia na gestão financeira da sua empresa automatizando tarefas diárias.
Veja como fazer:
No menu principal, acesse Criar movimentação:
Na tela 1, Definições, preencha:
Tipo de movimentação - escolha entre "conta a pagar" ou "conta a receber";
Conta - selecione qual será a conta já cadastrada, pela qual será feita a movimentação;
Periodicidade - escolha entre Lançamento único, para uma movimentação única; Parcelado, para pagamentos em mais de uma parcela; e Recorrente; quando já há previsão dos próximos pagamentos, no caso de contratos pré-estabelecidos;
Data de vencimento - marque qual será o dia de vencimento da conta;
⚠️ Caso queira criar uma conta a receber, haverá também a opção de lançamento de serviços. Para saber mais, clique aqui.
E clique em Próximo.
Na tela seguinte teremos funções diferentes para contas a pagar ou a receber, vamos ver cada uma separadamente:
Quem pagar, para contas a pagar.
Você poderá buscar por um fornecedor, recebedor já existente, ou criar um novo, clicando no +. Se for criar um novo, será aberta uma tela para os dados de cadastro.
De quem receber, para contas a receber.
Você poderá pesquisar por um cliente ou pagador já existente, ou criar um novo, clicando no +. Se for criar um novo, será aberta uma tela para os dados de cadastro.
Também poderá ajustar as notificações de cobrança e as condições, de juros e multa.
Após isso, clique em Próximo.
Na tela de Configurações, preencha os seguintes campos (novamente elas vão variar se forem a pagar ou a receber, e aqui também estão separadas):
Para contas a pagar:
Descrição do pagamento - Descreva ao que se refere, para sua identificação e registros.
Valor - Preencha qual será o valor do pagamento.
Observações - Adicione alguma observação que possa ser útil para seus registros.
Envio de arquivos - Você poderá anexar arquivos e dados que sejam interessantes ou necessários.
E as opões:
⬜️ Padronizar movimentação - uma maneira de criar um padrão para movimentações futuras serem mantidas do mesmo modo preestabelecido.
⬜️ Informar baixa - para o caso da conta já ter sido paga e ser feita a baixa manualmente.
Para contas a receber:
Descrição da cobrança - Descreva ao que se refere, para sua identificação e registros.
Valor - Preencha qual será o valor do recebimento.
Tipo de desconto - escolha entre Percentual ou Valor.
Percentual de desconto a aplicar - essa opção é caso queira dar algum desconto ao seu cliente caso ele efetue o pagamento antes do vencimento. Se você não quiser dar o desconto, basta deixar o valor em 0,00.
Desconto aplicável até - se for dar o desconto, selecione até quando será possível o desconto ser dado. Podendo ser até o dia do vencimento, ou dias antes. Marque a opção desejada.
Observações - Adicione alguma observação que possa ser útil para seus registros.
Envio de arquivos - Você poderá anexar arquivos e dados que sejam interessantes ou necessários. Por exemplo, anexar contratos.
E a opção:
⬜️ Padronizar movimentação - uma maneira de criar um padrão para movimentações futuras serem mantidas do mesmo modo preestabelecido.
Ao finalizar, clique em Próximo.
Na última tela teremos o Resumo.
Aqui você poderá conferir todas as informações e dados cadastrados. Você poderá cancelar a criação dessa movimentação, clicando em ✖️Cancelar. Caso seja necessária alguma alteração, clique em ⬅️ Voltar. Se estiver tudo corretamente preenchido, clique em ➡️ Gerar.
Assim você poderá criar diversas movimentações usando o Nitrus e facilitar a sua vida e a da sua empresa! 😏
Veja também os seguintes artigos:
"Como criar uma conta a pagar?"
"Como criar uma conta a receber?"
"Como criar uma recorrência a pagar?"
"Como criar uma recorrência a receber"
"Como criar um parcelamento a pagar?"
"Como criar um parcelamento a receber"
Actualizado em: 10/05/2023
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