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O que é DDA (Débito Direto Autorizado)?

Entenda nesse artigo o que é o DDA, quais são as diferenças entre Débito automático e DDA e como usar o débito direto a seu favor.

O que é?



DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado. Essa função permite que você visualize todos os boletos que estão sendo emitidos em seu CPF ou CNPJ em um lugar só, tirando a necessidade de tê-lo em papel.
Quando um boleto é gerado no CPF de um cidadão brasileiro, incluindo seu nome, valor e prazo de pagamento, o sistema do DDA identifica essa cobrança e comunica ao banco. A cobrança é lançada diretamente na conta do devedor, mesmo que o credor do débito seja outro banco. Por exemplo, a cobrança pode ter sido gerada pelo Banco do Brasil e aparecer em uma conta corrente que o devedor tem no Bradesco.

Conseguir rastrear todas essas contas em seu nome em um só lugar permite um maior controle de suas finanças, já que o cliente pode olhar os boletos na listagem do DDA e decidir qual deseja pagar ou programar seu pagamento para uma data futura. Ao autorizar o pagamento, o valor é debitado diretamente na sua conta e repassado para o credor do boleto eletrônico.

A maioria das instituições financeiras oferecem o serviço de DDA, mas é importante verificar se a conta no seu banco tem essa função – e se é cobrado algo por ela.

📌 VOCÊ SABIA? O DDA é o quarto meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Ao todo, mais de 1,5 milhão de transações foram feitas no último trimestre de 2020, segundo o Banco Central.

Qual a diferença entre DDA e Débito automático?



No débito automático você precisa cadastrar a conta uma única vez. A partir daí será debitado na sua conta, todos os meses, na data de vencimento, o valor do boleto que foi rastreado. Todas as demais transações serão feitas de forma automática.

Já com o DDA é preciso desta autorização a cada transação. Essa função permite você visualizar, e ser notificado, quando um boleto em seu CPF ou CNPJ for lançado. Mas as contas que aparecem para você, em DDA, precisam ser autorizadas uma por uma para que o pagamento aconteça ou seja, é preciso realizar o pagamento individual de cada boleto. Porém isso permite que você pague essa conta antes da data de vencimento direto no aplicativo ou internet banking – sem precisar do boleto impresso ou em PDF.

Logo, se não houver dinheiro suficiente na conta, o usuário não correrá o risco de ficar com o saldo negativo por ter esquecido aquela dívida. Assim, terá a possibilidade de realocar seu dinheiro para pagar o saldo devedor.


Como ativar o DDA?



É possível ativar a função DDA direto no seu aplicativo ou internet banking. Além dos nomes “DDA”e “Débito Direto Autorizado”, essa função pode aparecer como “sacado eletrônico”. Também é possível ativar essa função por meio do telefone e outros canais de atendimento da instituição financeira que você tem conta.

Depois de ativada, você passará a receber notificações todas as vezes que um boleto for lançado em seu CPF ou CNPJ.

⚠️ ATENÇÃO: Cuidado para não se confundir na hora de fazer os pagamentos. Ativar a função DDA com a sua instituição financeira não impede que você siga recebendo os boletos impressos em seu endereço. Isso pode gerar uma confusão e que você acabe pagando o mesmo boleto duas vezes. Lembre-se de contatar esses cobradores e informar que você não quer mais receber o papel na sua casa.

Quais as vantagens do DDA?



• Centraliza todos os seus boletos em um único lugar;
• Diminui o risco de atrasos e esquecimentos;
• Praticidade para acessar e pagar os boletos, visto que pode ser acessado pelo internet banking, seja pelo computador, tablet ou smartphone.
• Conveniência, pois dá a possibilidade de agendar um pagamento para o dia que você preferir;
• Agilidade no dia-a-dia, pois não há necessidade de digitar os dados do boleto para pagamento, já que eles são carregados automaticamente;
• Maior controle e planejamento das pendências financeiras. Isso porque o pagamento da fatura só será efetuado com a autorização do titular da conta.
• Evita o desperdício de papel.

📌 VOCÊ SABIA? Quando o DDA foi lançado em 2009, a Febraban estimava poupar 374.400 árvores, 1 bilhão de litros de água e 46 milhões de KW/hora de energia elétrica, baseado nos 2 bilhões de boletos que foram emitidos no ano de 2008, segundo cartilha do DDA.

Quais contas podem ser pagas via DDA?



A mensalidade do condomínio onde você mora, o plano de saúde e a escola ou a fatura de cartões são alguns dos boletos que podem ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Contas que não podem ser pagas via DDA:

Boletos de arrecadação de tributo (IPVA, IPTU etc) e contas de serviços públicos (Luz, água, gás e telefone).
Ou seja, aquelas contas relacionadas a serviços. Nesses casos, mantêm-se as opções de boleto por e-mail ou papel e o melhor caminho para o controle de suas finanças é colocar essas contas em débito automático.

As informações do boleto estão erradas, e agora?



A responsabilidade da informação que consta no boleto é do cobrador. A instituição financeira apenas reflete, no seu aplicativo ou internet banking, os boletos que foram registrados em seu CPF ou CNPJ. Por isso, sempre cheque as informações antes de autorizar o pagamento. Se você não concordar com alguma informação, entre em contato com o cobrador e não faça a autorização do DDA até estar seguro do valor a ser pago e sua finalidade.

Quanto custa?





A maioria dos bancos não cobra nenhum tipo de taxa adicional pelo uso do Débito Direto Autorizado. Entretanto, esta vantagem pode variar de acordo com a modalidade de conta do cliente.
Ainda que não haja taxa, pode haver uma limitação no número de pagamentos a serem feitos por mês.

Sendo assim, uma vez feito o processo para autorizar o DDA, é preciso gerir os boletos que aparecem na conta, mantendo os pagamentos em dia e evitando que eles não sejam pagos. Para registrar suas contas a pagar e fazer um excelente gerenciamento você pode usar o Nitrus !


Afinal, como o Nitrus entra nessa história?



Sempre que você gera uma conta para seu cliente e ele recebe a cobrança, assim que ele opta pelo pagamento através de boleto bancário e clica nessa opção, essa conta é enviada para o DDA do banco que ele habilitou.
Lembre-se que ao acessar o DDA seu cliente não vai encontrar a cobrança emitida no seu nome que criou essa conta, mas sim pelo nome da nossa empresa que possibilitou o cadastro dessa conta, qual seja, no nome da empresa responsável pela ferramenta Nitrus, a Projetus Tecnologia da Informação LTDA.

✅ Fique atento: Já estamos trabalhando numa nova funcionalidade que enviará automaticamente o registro de todas as contas a receber que você criar diretamente para o DDA dos seus clientes, mesmo que ele não selecione a opção de gerar boleto bancário. Acompanhe nossas redes sociais e canais de comunicação para saber dessa e outras novidades assim que estiverem disponíveis.


Actualizado em: 21/06/2023

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