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Como criar um parcelamento a pagar

Faça a configuração de contas parceladas e tenha a facilidade de manter programado pagamentos e cobranças e tenha também a segurança de que esses dados ficarão em dia em seus relatórios.

Uma conta parcelada ocorre quando o valor total da conta é dividido em parcelas, geralmente em meses. Podemos encontrar diversas possibilidades de pagamentos parcelados, e em algumas são cobradas taxas de juros, por isso, é muito importante entender qual será o tipo de parcelamento e o que está sendo cobrado no valor da parcela.

Veja como configurar o parcelamento dentro do Nitrus.

Para acessar essa funcionalidade, entre em "Todos os recursos", na barra do menu principal. Dentro da aba "Pagamentos", clique em "Parcelamentos a pagar".



Após isso, será aberta a página onde você poderá buscar por cadastros já feitos. E será aqui que você poderá criar novos cadastros, como vamos observar agora. Clique na opção + Novo.



Agora você verá a página com configurações de cadastro, e você deverá preencher os dados para cadastro. Veja os passos abaixo:



Tipo de movimentação- Defina se é Contas a pagar ou Contas a receber. Como nesse caso estamos falando de contas a pagar, marque essa opção.
Conta- Escolha de qual conta o valor será pago. Lembrando que só aparecerão as suas contas cadastradas no sistema, e o Nitrus não realizará o pagamento por você, nessa função você estará apenas criando uma conta para registro e maior controle financeiro.
Periodicidade- Nesse caso, você irá determinar se o pagamento será um Lançamento único, se será Parcelado ou Recorrente. Como estamos configurando um pagamento parcelado, marque essa opção.
Intervalo- Escolha o período em que o pagamento será feito, podendo ser Semanal, Quinzenal, Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral, Anual ou Definir dias. O mais comum a ser usado é o mensal.
A partir de- Nesse caso, você irá determinar a partir de que mês o parcelamento começará a ser cobrado.
Dia do vencimento- Escolha qual dia do mês é o limite para o pagamento.
Competência (venda ou prestação do serviço)- se refere a data que a venda ou serviço foi ou será realizado.
Lançamento de serviços- Escolha se deseja colocar o lançamento de serviços ou não. Caso opte por adicionar, será aberta uma nova tela na página 3 para cadastro. Para saber mais clique aqui.

Após essas configurações serem preenchidas, clique em Próximo para os demais passos.

No passo seguinte, você irá preencher os dados "Quem pagar", ou seja, para quem você efetuará o pagamento.



Então preencha:

Pesquisar fornecedor / recebedor cadastrado: Você poderá buscar por um fornecedor já cadastrado anteriormente;
Criar fornecedor / recebedor: Caso você esteja configurando um pagamento a um novo fornecedor, ainda não cadastrado, basta clicar em "+" e fazer o cadastro. Então será aberta a seguinte tela:



Você deverá preencher obrigatoriamente os dados destacados em roxo: Código (Uma descrição já utilizada para seu controle empresarial, ou caso prefira, o próprio Nitrus criará o código); e Nome / Razão social. Os demais campos são opcionais. Após preenchido, basta ✔️ Salvar e o cadastro estará feito.

✅ Dica: Quanto mais dados cadastrados, melhor ficará sua visualização de informações e seu controle empresarial.

Voltando para a tela de "Quem pagar", clique em Próximo para continuar.

Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no ponto 3 desse artigo, poderá pular para o próximo passo.



Aqui você poderá:
1- Buscar por um serviço já cadastrado.
2- Adicionar o novo serviço.

Ao selecionar o serviço, as seguintes informações aparecerão:



Quantidade- indique em quantas vezes o valor deve ser pago;
Vr. prestação- preencha qual será o valor de cada parcela a ser paga pelo serviço contratado;
Total- o valor total será preenchido automaticamente com base nas informações anteriores;
Editar descrição do serviço- se desejar adicionar mais informações e observações sobre esse serviço, você poderá incluí-los, o que pode ser útil para maiores esclarecimentos.

Logo abaixo, também é possível utilizar a seguinte função:

Adicionar mais serviços: caso haja mais de um serviço a ser pago, você poderá adicioná-lo nessa opção ao invés de criar outra conta do zero para ela. E então todos os serviços lançados aparecerão logo abaixo, como na imagem a seguir.



✅ Para saber mais detalhes sobre Lançamento de Serviços, leia nosso artigo.

Após isso, clique em Próximo.

Na próxima página você deverá cadastrar as "Configurações".



Descrição do pagamento- descreva ao que se refere a cobrança a ser paga;
Valor da Parcela- essa informação será trazida baseada no preenchimento anterior;
Número de parcelas- em quantas prestações você irá pagar;
Valor total- aparecerá o valor da cobrança preenchido anteriormente;
Envio de arquivo- caso você possua algum dado da cobrança, nota ou documento, poderá anexar baixando o arquivo por esse passo.

Terminando as Configurações, clique em Próximo.

No passo seguinte, você terá um "Resumo" de todos os dados preenchidos até agora e caso observe que alguma das informações está incorreta, basta voltar para ajustar. Do contrário, role até o final da página e clique em Gerar.

Agora sim! 🙏🏻 Você criou seu pagamento parcelado e terá um controle eficiente de suas despesas! Parabéns 🎊

✅ Leia também o artigo: Como criar um parcelamento a receber!


Actualizado em: 06/05/2025

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