Movimentações padrão
As movimentações padrão são uma forma de facilitar o registro de contas no sistema. Por meio delas, você pode deixar salvas movimentações que são feitas com frequência em seu negócio, como vendas, serviços, pagamentos ou recebimentos. Assim, não é preciso preencher todos os dados quando for realizar novamente uma movimentação.
No menu inicial, acesse "Todos os recursos":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao1_yw6q0t.png)
Pesquise por "Movimentações padrão" e selecione a opção, em "Cadastros":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao2_r0et8o.png)
Nesta tela, é possível consultar uma movimentação já existente, ou criar uma nova, clicando em "Novo":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao3_188mjp1.png)
Mais abaixo, na mesma tela, você verá as movimentações já cadastradas por você, por onde é possível editá-las ou excluí-las, caso desejar:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/usaragora_1t5vgyt.png)
Na parte superior da tela mostrada anteriormente, ao clicar em novo, será aberta esta página, onde você deve preencher:
Tipo de movimentação - conta a pagar ou conta a receber;
Conta - selecionar a conta pela qual deseja realizar o pagamento ou recebimento;
Descrição - descreva brevemente a movimentação de forma que você a reconheça, por exemplo "Serviço de consultoria", ou "Serviço de transporte rodoviário";
Clique em "Salvar":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao5_br1cpv.png)
Se desejar, você já pode preencher também os dados de um pagador ou recebedor, e o valor e categoria da conta, caso a movimentação seja feita sempre para uma pessoa específica e com valor determinado.
O preenchimento destes campos não é obrigatório, já que podem ser criadas movimentações utilizadas com frequência mas destinadas a diferentes clientes ou recebedores e com diferentes valores!
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao6_1v8r0mn.png)
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao7_7gg8do.png)
No menu inicial, acesse "Criar movimentação", "Contas a receber" ou "Contas a pagar":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao8_103ypzl.png)
No momento de criação de uma nova conta, clique na lupa destacada na imagem, para encontrar o atalho para uma movimentação padrão já registrada:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao9_64i4v3.png)
Será aberta uma página com as movimentações criadas previamente. Para selecionar a desejada, clique no botão verde circulado na imagem:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/xuxu_1ef8gr3.png)
✅ Caso você possua um pagamento ou recebimento que ocorra sempre com a mesma frequência e valor, como por exemplo um pagamento de aluguel, utilize a função "Recorrências". Veja como nos artigos: "Como criar uma recorrência a pagar" e "Como criar uma recorrência a receber"
Viu como é fácil? Este recurso torna a rotina do seu negócio mais prática e objetiva!
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/lacre_1n9pjjk.jpg)
Para criar ou consultar suas movimentações padrão, siga os passos:
No menu inicial, acesse "Todos os recursos":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao1_yw6q0t.png)
Pesquise por "Movimentações padrão" e selecione a opção, em "Cadastros":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao2_r0et8o.png)
Nesta tela, é possível consultar uma movimentação já existente, ou criar uma nova, clicando em "Novo":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao3_188mjp1.png)
Mais abaixo, na mesma tela, você verá as movimentações já cadastradas por você, por onde é possível editá-las ou excluí-las, caso desejar:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/usaragora_1t5vgyt.png)
Na parte superior da tela mostrada anteriormente, ao clicar em novo, será aberta esta página, onde você deve preencher:
Tipo de movimentação - conta a pagar ou conta a receber;
Conta - selecionar a conta pela qual deseja realizar o pagamento ou recebimento;
Descrição - descreva brevemente a movimentação de forma que você a reconheça, por exemplo "Serviço de consultoria", ou "Serviço de transporte rodoviário";
Clique em "Salvar":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao5_br1cpv.png)
Se desejar, você já pode preencher também os dados de um pagador ou recebedor, e o valor e categoria da conta, caso a movimentação seja feita sempre para uma pessoa específica e com valor determinado.
O preenchimento destes campos não é obrigatório, já que podem ser criadas movimentações utilizadas com frequência mas destinadas a diferentes clientes ou recebedores e com diferentes valores!
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao6_1v8r0mn.png)
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao7_7gg8do.png)
Para acessar as Movimentações Padrão no momento de criação de uma nova movimentação, siga os passos:
No menu inicial, acesse "Criar movimentação", "Contas a receber" ou "Contas a pagar":
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao8_103ypzl.png)
No momento de criação de uma nova conta, clique na lupa destacada na imagem, para encontrar o atalho para uma movimentação padrão já registrada:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/padrao9_64i4v3.png)
Será aberta uma página com as movimentações criadas previamente. Para selecionar a desejada, clique no botão verde circulado na imagem:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/xuxu_1ef8gr3.png)
✅ Caso você possua um pagamento ou recebimento que ocorra sempre com a mesma frequência e valor, como por exemplo um pagamento de aluguel, utilize a função "Recorrências". Veja como nos artigos: "Como criar uma recorrência a pagar" e "Como criar uma recorrência a receber"
Viu como é fácil? Este recurso torna a rotina do seu negócio mais prática e objetiva!
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/5468abde69678c00/lacre_1n9pjjk.jpg)
Actualizado em: 30/11/2022
Obrigado!