Como criar uma recorrência a pagar?
Veja como criar um pagamento com recorrência e configurar de acordo com suas necessidades pelo Nitrus!
A recorrência é um agendamento de transações futuras, como se fosse uma assinatura. Ou seja, você irá configurar um planejamento de uma conta a pagar com recorrência, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, anual, ou no prazo determinado por você.
Veja como criar uma conta assim usando o Nitrus.
- No menu principal, acesse Recorrências a pagar:
- Na tela seguinte, clique em +Novo:
- Para criar uma nova recorrência, preencha os campos que aparecerão nas telas a seguir:
1) Definições:
- Tipo de movimentação - se é uma conta a pagar ou a receber, nesse caso como estamos criando uma recorrência a pagar, selecione essa opção.
- Conta - selecione entre as contas cadastradas, a que você deseja gerar essa movimentação;
- Periodicidade - como estamos criando uma recorrência, essa opção já estará preenchida como "Recorrente";
- Intervalo - selecione se os pagamentos deverão ser: semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou poderá definir dias;
- A partir - defina a data de início;
- Dia de vencimento - selecione o dia do mês em que o pagamento vence;
- Data final - selecione quando será o encerramento da recorrência (essa opção não é obrigatória, visto que a recorrência pode ser fixa ou com prazo indefinido. Por isso, ela não estará escrita em roxo);
- Número do contrato - Escolha um número de contratos ou clientes para seu controle. Caso você não preencha esse campo, o próprio Nitrus irá lançar um número sequencial de acordo com os contratos já cadastrados;
- Lançamento de serviços - escolha se deseja fazer ou não esse lançamento; (Para saber mais sobre essa função, leia o artigo Lançamento de Serviços).
Terminando de preencher esses dados, clique em Próximo.
2) Quem pagar:
- Pesquisar fornecedor / recebedor cadastrado - você poderá buscar por algum fornecedor já cadastrado ou criar um novo, clicando no +;
Após esse passo, clique em Próximo.
3) Serviços:
Caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado anteriormente, poderá pular para o próximo passo. Se desejar adicionar o serviço, siga os passos destacados:
1- Buscar por um serviço já cadastrado, ou
2- Adicionar o novo serviço.
Ao selecionar o serviço, as seguintes informações aparecerão:
- Quantidade- indique em quantas vezes o valor deve ser pago;
- Vr. prestação- preencha qual será o valor a ser pago pelo serviço contratado;
- Total- o valor total será preenchido automaticamente com base nas informações anteriores;
- Editar descrição do serviço- se desejar adicionar mais informações e observações sobre esse serviço, você poderá incluí-los, o que pode ser útil para maiores esclarecimentos.
Após esse passo, clique em Próximo.
4) Configurações:
Aqui você deverá cadastrar:
- Descrição de cobrança- aparecerá como descrição o serviço escolhido na tela anterior, mas ele pode ser trocado ou ajustado se desejar;
- Valor- aparecerá o valor da cobrança preenchido anteriormente;
- Envio de arquivos- se desejar, poderá incluir arquivos, como contratos ou qualquer outro.
- Observações: Acrescente alguma informação desejada para um cadastro mais detalhado.
Após isso, clique em Próximo.
5) Resumo:
Aqui você poderá conferir todas as informações e dados cadastrados. Você poderá cancelar a criação dessa conta, clicando em ✖️ Cancelar. Caso seja necessária alguma alteração, clique em ⬅️ Voltar. Se estiver tudo corretamente preenchido, clique em ➡️ Gerar.
Seguindo esses passos você terá criado uma recorrência a pagar usando o Nitrus!! 🥳
Actualizado em: 09/07/2025
Obrigado!