Artigos sobre: Pagamentos

Como criar uma recorrência a pagar?

Veja como criar um pagamento com recorrência e configurar de acordo com suas necessidades pelo Nitrus!


A recorrência é um agendamento de transações futuras, como se fosse uma assinatura. Ou seja, você irá configurar um planejamento de uma conta a pagar com recorrência, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, anual, ou no prazo determinado por você.


Veja como criar uma conta assim usando o Nitrus.


  1. No menu principal, acesse Recorrências a pagar:



  1. Na tela seguinte, clique em +Novo:



  1. Para criar uma nova recorrência, preencha os campos que aparecerão nas telas a seguir:


1) Definições:



  • Tipo de movimentação - se é uma conta a pagar ou a receber, nesse caso como estamos criando uma recorrência a pagar, selecione essa opção.
  • Conta - selecione entre as contas cadastradas, a que você deseja gerar essa movimentação;
  • Periodicidade - como estamos criando uma recorrência, essa opção já estará preenchida como "Recorrente";
  • Intervalo - selecione se os pagamentos deverão ser: semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou poderá definir dias;
  • A partir - defina a data de início;
  • Dia de vencimento - selecione o dia do mês em que o pagamento vence;
  • Data final - selecione quando será o encerramento da recorrência (essa opção não é obrigatória, visto que a recorrência pode ser fixa ou com prazo indefinido. Por isso, ela não estará escrita em roxo);
  • Número do contrato - Escolha um número de contratos ou clientes para seu controle. Caso você não preencha esse campo, o próprio Nitrus irá lançar um número sequencial de acordo com os contratos já cadastrados;
  • Lançamento de serviços - escolha se deseja fazer ou não esse lançamento; (Para saber mais sobre essa função, leia o artigo Lançamento de Serviços).


Terminando de preencher esses dados, clique em Próximo.


2) Quem pagar:



  • Pesquisar fornecedor / recebedor cadastrado - você poderá buscar por algum fornecedor já cadastrado ou criar um novo, clicando no +;


Após esse passo, clique em Próximo.


3) Serviços:


Caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado anteriormente, poderá pular para o próximo passo. Se desejar adicionar o serviço, siga os passos destacados:


1- Buscar por um serviço já cadastrado, ou

2- Adicionar o novo serviço.


Ao selecionar o serviço, as seguintes informações aparecerão:



  • Quantidade- indique em quantas vezes o valor deve ser pago;
  • Vr. prestação- preencha qual será o valor a ser pago pelo serviço contratado;
  • Total- o valor total será preenchido automaticamente com base nas informações anteriores;
  • Editar descrição do serviço- se desejar adicionar mais informações e observações sobre esse serviço, você poderá incluí-los, o que pode ser útil para maiores esclarecimentos.


✅ Para saber mais detalhes sobre Lançamento de Serviços, leia nosso artigo.


Após esse passo, clique em Próximo.


4) Configurações:



Aqui você deverá cadastrar:


  • Descrição de cobrança- aparecerá como descrição o serviço escolhido na tela anterior, mas ele pode ser trocado ou ajustado se desejar;
  • Valor- aparecerá o valor da cobrança preenchido anteriormente;
  • Envio de arquivos- se desejar, poderá incluir arquivos, como contratos ou qualquer outro.
  • Observações: Acrescente alguma informação desejada para um cadastro mais detalhado.


Como opção adicional será possível fazer um Envio de arquivos, ou seja, anexar arquivos junto ao seu cadastro, como por exemplo, boletos, recibos, pedidos, ou qualquer documento para esse pagamento. E as duas opções seguintes: ⬜ Padronizar movimentação: Marcando essa opção será criada uma movimentação padrão baseada na movimentação corrente, para que possa ser usada futuramente na criação de outras movimentações. ⬜ Informar baixa: Informar manualmente que o pagamento já foi feito.


Após isso, clique em Próximo.


5) Resumo:


Aqui você poderá conferir todas as informações e dados cadastrados. Você poderá cancelar a criação dessa conta, clicando em ✖️ Cancelar. Caso seja necessária alguma alteração, clique em ⬅️ Voltar. Se estiver tudo corretamente preenchido, clique em ➡️ Gerar.


Seguindo esses passos você terá criado uma recorrência a pagar usando o Nitrus!! 🥳



Actualizado em: 09/07/2025

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