Artigos sobre: Perguntas frequentes

Como fazer conciliação bancária (extrato OFX)?

Conciliação bancária é o processo que consiste na comparação entre o extrato bancário com as informações de controle financeiro interno de uma empresa.

Isso é importante porque se você tiver uma conciliação bancária bem feita, poderá manter total controle da situação financeira da sua empresa. A partir disso, fica mais fácil encontrar falhas ou divergências e construir boas estratégias de negócio.

Para utilizar essa ferramenta no Nitrus, siga esses passos:

Clique na opção "Todos os recursos", no menu principal.



Nessa página, encontre a seção "Financeiro" e clique no botão "Conciliação Bancária (extrato OFX)".



📌 Informação: O formato OFX é um tipo de arquivo usado para armazenar informações financeiras, geralmente utilizado pelos bancos. Ele contém somente informações sobre as movimentações bancárias – as mesmas que você encontra ao imprimir seu extrato. Por isso, ele é considerado seguro, já que não exibe senhas ou outras informações sigilosas.

Nessa tela você terá de selecionar o arquivo OFX, exportado do seu banco.



✅ Dica: Para esse passo, você terá que baixar o extrato em formato OFX pelo site ou aplicativo do banco que você deseja utilizar. Cada banco faz isso de um modo, então verifique como fazer o download do arquivo. Após isso, ele estará disponível para ser utilizado no Nitrus.

Após isso, você verá que o arquivo escolhido aparecerá na aba "selecionar", e então basta clicar no botão "Importar".



Agora já é possível visualizar seus dados exportados, e criar as movimentações. Para isso siga esses passos:

5.1- Selecione a qual "Conta bancária" os arquivos baixados se referem. Ou seja, de qual banco o extrato foi retirado.



5.2- Cada item baixado do seu extrato aparecerá como "Item de importação", sendo possível visualizar a descrição completa de cada movimentação.



5.3- Agora você terá que marcar a opção desejada em cada item importado. Esse passo é importante para que seu controle seja exato e sua conciliação fique completa e efetiva.



⚠️ ATENÇÃO: Em duas dessas opções será aberta uma nova caixa para configurações. Diferentemente das demais opções. Veja abaixo:

"Inserir como lançamento em conta de transferência": Nessa opção será aberta a caixa "Conta associada", onde você escolherá o banco desejado para a "Conta de Débito".



"Inserir conta a receber": Nessa opção será aberta a caixa "Informações do cliente/fornecedor", onde você poderá "Pesquisar cliente / pagador cadastrado", e vincular a cadastros já feitos anteriormente.



5.4- Em cada "Item de importação" aparece a opção "Pesquisar movimentação". Essa é uma opção importante, pois caso você tenha recebido ou efetuado um pagamento por meio de uma conta diferente da cadastrada no Nitrus para aquela movimentação, você poderá buscar a qual se refere e vincular com a existente.



Após todo esse processo e selecionadas todas as opções desejadas, basta clicar em "Concluir", na caixa no início da tela.



Pronto! 😅 Agora sim você pode ter um controle bancário eficaz e eficiente da sua empresa!


Actualizado em: 11/04/2023

Esse artigo foi útil?

Partilhe o seu feedback

Cancelar

Obrigado!