Como criar um parcelamento a receber
Faça a configuração de contas parceladas e tenha a facilidade de manter programado pagamentos e cobranças e tenha também a segurança de que esses dados ficarão em dia em seus relatórios.
Uma conta parcelada ocorre quando o valor total da conta é dividido em parcelas, geralmente em meses. Podemos encontrar diversas possibilidades de pagamentos parcelados, e em algumas são cobradas taxas de juros, por isso, é muito importante o cliente entender qual será o tipo de parcelamento e o que está sendo cobrado no valor da parcela.
Veja como configurar o parcelamento dentro do Nitrus.
Para acessar essa funcionalidade, entre em "Todos os recursos", na barra do menu principal, conforme indicado na seta 1. Dentro da aba "Recebimentos", clique em "Parcelamentos a receber", conforme indicado na seta 2.
Após isso, será aberta a página onde você poderá buscar por cadastros já feitos. E será aqui que você poderá criar novos cadastros, como vamos observar agora. Clique na opção + Novo.
Agora você verá a página com configurações de cadastro, e você deverá preencher os dados. Veja os passos abaixo:
1- Tipo de movimentação: Defina se é Contas a pagar ou Contas a receber. Como nesse caso estamos primeiramente falando de contas a receber, marque essa opção.
2- Conta: Escolha para qual conta o valor recebido será transferido. Optando pela conta Automática cadastrada no Nitrus, os processos financeiros serão automatizados, e não manuais.
3- Periodicidade: Nesse caso, você irá determinar se o recebimento será um Lançamento único, se será Parcelado ou Recorrente. Como estamos configurando um recebimento parcelado, marque essa opção.
4- Intervalo: Escolha o período que você quer que a cobrança seja feita, podendo ser Semanal, Quinzenal, Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral, Anual ou Definir dias. O mais comum a ser usado é o mensal, onde seu cliente receberá a cobrança uma vez por mês.
5- A partir de: Nesse caso, você irá determinar a partir de que mês o parcelamento começará a ser cobrado.
6- Dia do vencimento: Escolha qual dia do mês é o limite para o pagamento.
7- Lançamento de serviços: Escolha se deseja colocar o lançamento de serviços ou não. Caso opte por adicionar, será aberta uma nova tela na página 3 para cadastro. Para saber mais clique aqui.
Após essas configurações serem preenchidas, clique em Próximo para os demais passos.
No passo seguinte, você irá preencher os dados "De quem receber", ou seja, do seu cliente que efetuará o pagamento.
Então cadastre:
1- "Pesquisar cliente / pagador cadastrado": Você poderá buscar por um cliente já cadastrado anteriormente, conforme indicado no tópico 1 desse artigo.
2- "Criar cliente / pagador:" Caso você esteja configurando um pagamento de um novo cliente, ainda não cadastrado, basta clicar em "+" e fazer o cadastro, como indicado no tópico 2 desse artigo. Então será aberta a seguinte tela:
Você deverá preencher obrigatoriamente os dados destacados em vermelho (Código- Uma descrição já utilizada para seu controle empresarial, ou caso prefira, o próprio Nitrus criará o código. Nome / Razão social), e os demais são opcionais. Após preenchido, basta Salvar e o cadastro estará feito.
✅ Quanto mais dados cadastrados, melhor ficará sua visualização de informações e seu controle empresarial.
Voltamos então a tela "De quem receber":
3- "Condições:" Selecione a forma ou as formas de recebimentos desejadas por você, tendo as opções de receber por Boleto ou por Pix. Caso você deixe as duas opções disponíveis, seu cliente escolherá o modo que deseja efetuar o pagamento.
4- "Percentual de juros ao dia e Percentual de multa:"
Percentual de juros ao dia - você irá definir qual a porcentagem do valor total que será cobrado do cliente por cada dia de atraso. Esses juros serão somados ao valor que deverá ser pago.
Percentual de multa - você poderá definir uma multa que será cobrada automaticamente todas as vezes que um cliente atrasar um pagamento. Esse valor é cobrado independentemente de quantos dias seja esse atraso. Ele será então somado ao valor do juros e acrescentado ao valor total que deverá ser pago.
Agora clique em Próximo para continuar.
Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no ponto 3 desse artigo, poderá pular para o próximo passo.
Aqui você poderá:
1- Buscar por um serviço já cadastrado.
2- Adicionar o novo serviço.
3- Adicionar mais serviços, caso queira mais de um serviço para esse parcelamento.
✅ Para saber mais detalhes sobre Lançamento de Serviços, leia nosso artigo.
Após esse passo, clique em Próximo.
Na próxima página você deverá cadastrar as "Configurações".
1- Descrição da cobrança- Informe a que se refere a cobrança a ser paga.
2- Valor da Parcela- Informe qual será o valor de cada prestação.
3- Número de parcelas- Em quantas prestações o cliente irá pagar.
4- Valor total- O Nitrus fará o cálculo automático do valor total de acordo com o valor das prestações e números de parcelas. Caso prefira, poderá preencher primeiro o valor total, e em seguida o número de parcelas, que o sistema calculará para você o valor exato das prestações.
5- Categoria- Escolha uma categoria entre as já existentes ou crie uma nova. Esse cadastro é opcional.
6- Observações- Essa configuração é opcional. Mas será útil caso você queira se lembrar de algum detalhe, ou informar algo para ficar registrado nessa cobrança.
7- Envio de arquivo- Caso você possua algum dado da cobrança, nota ou documento, poderá anexar baixando o arquivo por esse passo.
Terminando as Configurações, clique em Próximo.
No passo seguinte, você terá um "Resumo" de todos os dados preenchidos até agora.
Confira todas as informações cadastradas, e caso precise alterar alguma delas, basta Voltar. Se tudo estiver correto, clique em Gerar.
Pronto! 🥳 Você criou seu recebimento parcelado! Agora seus clientes terão mais essa facilidade, e você terá um controle eficaz de suas contas!
✅ Leia também o artigo: Como criar um parcelamento a pagar!
Uma conta parcelada ocorre quando o valor total da conta é dividido em parcelas, geralmente em meses. Podemos encontrar diversas possibilidades de pagamentos parcelados, e em algumas são cobradas taxas de juros, por isso, é muito importante o cliente entender qual será o tipo de parcelamento e o que está sendo cobrado no valor da parcela.
Veja como configurar o parcelamento dentro do Nitrus.
Para acessar essa funcionalidade, entre em "Todos os recursos", na barra do menu principal, conforme indicado na seta 1. Dentro da aba "Recebimentos", clique em "Parcelamentos a receber", conforme indicado na seta 2.
Após isso, será aberta a página onde você poderá buscar por cadastros já feitos. E será aqui que você poderá criar novos cadastros, como vamos observar agora. Clique na opção + Novo.
Agora você verá a página com configurações de cadastro, e você deverá preencher os dados. Veja os passos abaixo:
1- Tipo de movimentação: Defina se é Contas a pagar ou Contas a receber. Como nesse caso estamos primeiramente falando de contas a receber, marque essa opção.
2- Conta: Escolha para qual conta o valor recebido será transferido. Optando pela conta Automática cadastrada no Nitrus, os processos financeiros serão automatizados, e não manuais.
3- Periodicidade: Nesse caso, você irá determinar se o recebimento será um Lançamento único, se será Parcelado ou Recorrente. Como estamos configurando um recebimento parcelado, marque essa opção.
4- Intervalo: Escolha o período que você quer que a cobrança seja feita, podendo ser Semanal, Quinzenal, Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral, Anual ou Definir dias. O mais comum a ser usado é o mensal, onde seu cliente receberá a cobrança uma vez por mês.
5- A partir de: Nesse caso, você irá determinar a partir de que mês o parcelamento começará a ser cobrado.
6- Dia do vencimento: Escolha qual dia do mês é o limite para o pagamento.
7- Lançamento de serviços: Escolha se deseja colocar o lançamento de serviços ou não. Caso opte por adicionar, será aberta uma nova tela na página 3 para cadastro. Para saber mais clique aqui.
Após essas configurações serem preenchidas, clique em Próximo para os demais passos.
No passo seguinte, você irá preencher os dados "De quem receber", ou seja, do seu cliente que efetuará o pagamento.
Então cadastre:
1- "Pesquisar cliente / pagador cadastrado": Você poderá buscar por um cliente já cadastrado anteriormente, conforme indicado no tópico 1 desse artigo.
2- "Criar cliente / pagador:" Caso você esteja configurando um pagamento de um novo cliente, ainda não cadastrado, basta clicar em "+" e fazer o cadastro, como indicado no tópico 2 desse artigo. Então será aberta a seguinte tela:
Você deverá preencher obrigatoriamente os dados destacados em vermelho (Código- Uma descrição já utilizada para seu controle empresarial, ou caso prefira, o próprio Nitrus criará o código. Nome / Razão social), e os demais são opcionais. Após preenchido, basta Salvar e o cadastro estará feito.
✅ Quanto mais dados cadastrados, melhor ficará sua visualização de informações e seu controle empresarial.
Voltamos então a tela "De quem receber":
3- "Condições:" Selecione a forma ou as formas de recebimentos desejadas por você, tendo as opções de receber por Boleto ou por Pix. Caso você deixe as duas opções disponíveis, seu cliente escolherá o modo que deseja efetuar o pagamento.
4- "Percentual de juros ao dia e Percentual de multa:"
Percentual de juros ao dia - você irá definir qual a porcentagem do valor total que será cobrado do cliente por cada dia de atraso. Esses juros serão somados ao valor que deverá ser pago.
Percentual de multa - você poderá definir uma multa que será cobrada automaticamente todas as vezes que um cliente atrasar um pagamento. Esse valor é cobrado independentemente de quantos dias seja esse atraso. Ele será então somado ao valor do juros e acrescentado ao valor total que deverá ser pago.
Agora clique em Próximo para continuar.
Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no ponto 3 desse artigo, poderá pular para o próximo passo.
Aqui você poderá:
1- Buscar por um serviço já cadastrado.
2- Adicionar o novo serviço.
3- Adicionar mais serviços, caso queira mais de um serviço para esse parcelamento.
✅ Para saber mais detalhes sobre Lançamento de Serviços, leia nosso artigo.
Após esse passo, clique em Próximo.
Na próxima página você deverá cadastrar as "Configurações".
1- Descrição da cobrança- Informe a que se refere a cobrança a ser paga.
2- Valor da Parcela- Informe qual será o valor de cada prestação.
3- Número de parcelas- Em quantas prestações o cliente irá pagar.
4- Valor total- O Nitrus fará o cálculo automático do valor total de acordo com o valor das prestações e números de parcelas. Caso prefira, poderá preencher primeiro o valor total, e em seguida o número de parcelas, que o sistema calculará para você o valor exato das prestações.
5- Categoria- Escolha uma categoria entre as já existentes ou crie uma nova. Esse cadastro é opcional.
6- Observações- Essa configuração é opcional. Mas será útil caso você queira se lembrar de algum detalhe, ou informar algo para ficar registrado nessa cobrança.
7- Envio de arquivo- Caso você possua algum dado da cobrança, nota ou documento, poderá anexar baixando o arquivo por esse passo.
Terminando as Configurações, clique em Próximo.
No passo seguinte, você terá um "Resumo" de todos os dados preenchidos até agora.
Confira todas as informações cadastradas, e caso precise alterar alguma delas, basta Voltar. Se tudo estiver correto, clique em Gerar.
Pronto! 🥳 Você criou seu recebimento parcelado! Agora seus clientes terão mais essa facilidade, e você terá um controle eficaz de suas contas!
✅ Leia também o artigo: Como criar um parcelamento a pagar!
Actualizado em: 29/11/2022
Obrigado!