Como criar um parcelamento a pagar
Faça a configuração de contas parceladas e tenha a facilidade de manter programado pagamentos e cobranças e tenha também a segurança de que esses dados ficarão em dia em seus relatórios.
Uma conta parcelada ocorre quando o valor total da conta é dividido em parcelas, geralmente em meses. Podemos encontrar diversas possibilidades de pagamentos parcelados, e em algumas são cobradas taxas de juros, por isso, é muito importante entender qual será o tipo de parcelamento e o que está sendo cobrado no valor da parcela.
Veja como configurar o parcelamento dentro do Nitrus.
- Para acessar essa funcionalidade, entre em "Todos os recursos", na barra do menu principal. Dentro da aba "Pagamentos", clique em "Parcelamentos a pagar".
- Após isso, será aberta a página onde você poderá buscar por cadastros já feitos. E será aqui que você poderá criar novos cadastros, como vamos observar agora. Clique na opção + Novo.
- Agora você verá a página com configurações de cadastro, e você deverá preencher os dados para cadastro. Veja os passos abaixo:
- Tipo de movimentação- Defina se é Contas a pagar ou Contas a receber. Como nesse caso estamos falando de contas a pagar, marque essa opção.
- Conta- Escolha de qual conta o valor será pago. Lembrando que só aparecerão as suas contas cadastradas no sistema, e o **Nitrus **não realizará o pagamento por você, nessa função você estará apenas criando uma conta para registro e maior controle financeiro.
- Periodicidade- Nesse caso, você irá determinar se o pagamento será um Lançamento único, se será Parcelado **ou **Recorrente. Como estamos configurando um pagamento parcelado, marque essa opção.
- Intervalo- Escolha o período em que o pagamento será feito, podendo ser Semanal, Quinzenal, Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral, Anual **ou **Definir dias. O mais comum a ser usado é o mensal.
- A partir de- Nesse caso, você irá determinar a partir de que mês o parcelamento começará a ser cobrado.
- Dia do vencimento- Escolha qual dia do mês é o limite para o pagamento.
- Competência (venda ou prestação do serviço)- se refere a data que a venda ou serviço foi ou será realizado.
- Lançamento de serviços- Escolha se deseja colocar o lançamento de serviços ou não. Caso opte por adicionar, será aberta uma nova tela na página 3 para cadastro. Para saber mais clique aqui.
Após essas configurações serem preenchidas, clique em Próximo para os demais passos.
- No passo seguinte, você irá preencher os dados "Quem pagar", ou seja, para quem você efetuará o pagamento.
Então preencha:
- Pesquisar fornecedor / recebedor cadastrado: Você poderá buscar por um fornecedor já cadastrado anteriormente;
- Criar fornecedor / recebedor: Caso você esteja configurando um pagamento a um novo fornecedor, ainda não cadastrado, basta clicar em "+" e fazer o cadastro. Então será aberta a seguinte tela:
Você deverá preencher obrigatoriamente os dados destacados em roxo: Código (Uma descrição já utilizada para seu controle empresarial, ou caso prefira, o próprio Nitrus criará o código); e Nome / Razão social. Os demais campos são opcionais. Após preenchido, basta ✔️ Salvar e o cadastro estará feito.
Voltando para a tela de "Quem pagar", clique em Próximo para continuar.
- Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no ponto 3 desse artigo, poderá pular para o próximo passo.
Aqui você poderá:
1- Buscar por um serviço já cadastrado.
2- Adicionar o novo serviço.
Ao selecionar o serviço, as seguintes informações aparecerão:
- Quantidade- indique em quantas vezes o valor deve ser pago;
- Vr. prestação- preencha qual será o valor de cada parcela a ser paga pelo serviço contratado;
- Total- o valor total será preenchido automaticamente com base nas informações anteriores;
- Editar descrição do serviço- se desejar adicionar mais informações e observações sobre esse serviço, você poderá incluí-los, o que pode ser útil para maiores esclarecimentos.
Logo abaixo, também é possível utilizar a seguinte função:
- ➕ Adicionar mais serviços: caso haja mais de um serviço a ser pago, você poderá adicioná-lo nessa opção ao invés de criar outra conta do zero para ela. E então todos os serviços lançados aparecerão logo abaixo, como na imagem a seguir.
Após isso, clique em Próximo.
- Na próxima página você deverá cadastrar as "Configurações".
- Descrição do pagamento- descreva ao que se refere a cobrança a ser paga;
- Valor da Parcela- essa informação será trazida baseada no preenchimento anterior;
- Número de parcelas- em quantas prestações você irá pagar;
- Valor total- aparecerá o valor da cobrança preenchido anteriormente;
- Envio de arquivo- caso você possua algum dado da cobrança, nota ou documento, poderá anexar baixando o arquivo por esse passo.
Terminando as Configurações, clique em Próximo.
- No passo seguinte, você terá um "Resumo" de todos os dados preenchidos até agora e caso observe que alguma das informações está incorreta, basta voltar para ajustar. Do contrário, role até o final da página e clique em **Gerar**.
Agora sim! 🙏🏻 Você criou seu pagamento parcelado e terá um controle eficiente de suas despesas! Parabéns 🎊
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Actualizado em: 06/05/2025
Obrigado!