Manual
A ferramenta completa
Que legal que você está usando a melhor e mais completa ferramenta financeira! Vamos ver os primeiros passos para parametrizar o sistema e deixar com a sua cara. Várias funções são automatizadas e obedecerão a essas parametrizações, então vamos passar por todas elas aqui. Esse manual será separado em 4 partes: 1 - Primeiros passos; 2 - Cobranças e Pagamentos; 3 - Financeiro e Relatórios e 4 - Vamos então entender a tela inicial e acessar as configurações:
1 - Primeiros passos
À esquerda temos o acesso rápido para várias funções e ainda poderá adicionar várias indo em Todos os recursos e adicionando o que desejar. No centro da tela temos os totais que facilitam sua visão imediata dos saldos de A Receber hoje; A Pagar hoje e Saldo Nitrus. Logo abaixo os gráficos podendo filtrar pelo mês que deseja. Os saldos e os gráficos poderão ser atualizado clicando no botão 🔄. Cada um terá acesso a mais funções como extrato, relatórios e assim por diante.
Na parte esquerda superior aparecerá o nome do usuário cadastrado. Clicando, conforme a seta na imagem, abrirá as opções aparecendo o nome da sua empresa, seu CPF ou CNPJ, e-mail, código de cliente e seu plano. Em seguida temos Minha área e Minha conta. Em minha área poderá editar as cores, tema e posição das opções. Em minha conta que poderemos fazer as configurações da ferramenta.
Algumas funções são possíveis mudança apenas alterando em seu cadastro por meio de nossos canais de contato. Seu endereço e opções adiante são todas editáveis. Vejamos as demais opções:
Informação de exibição para os meus clientes - Como deseja que seu cliente o encontre ou contate? Escolha se deseja por sua razão social ou nome fantasia, e-mail e telefone.
Personalização para a tela de pagamentos - Você poderá escolher a cor de fundo da tela de pagamentos. Além de sua logomarca, poderá ajustar a cor que desejar para a tela de pagamento.
Personalização - Agora poderá incluir sua logomarca para aparecer nas mensagens de pagamento, e-mails de cobrança e agradecimento de pagamento. O formato da imagem deve ser na escala (proporção) 15x10.
Configurações padrão de notificações de cobranças - Os lembretes dos vencimentos das cobranças que gerar para seus clientes serão enviados por e-mail e sms. Em todos eles consta o link de pagamento. São 3 períodos de comunicação com o seu cliente, antes de vencer, após o vencimento e aviso de pagamento. Minha conta
Definição de juros, multa e descontos
Percentual de juros ao dia - Juros ao dia significa o percentual do valor total que será somado por cada dia de atraso.
Percentual de multa - A multa será o percentual do valor da cobrança gerada sem qualquer acréscimo que somará pelo atraso no pagamento.
Conta bancária para depósito e movimentações bancárias - Essa é a conta que deseja que seus recebimentos sejam transferidos. Poderá adicionar indo em Financeiro/Contas. Crie a conta e solicite a liberação para tornar essa a conta em que receberá seus pagamentos pela conta Nitrus.
Configurações padrão de formas de recebimento aceitas - Poderá optar em deixar ajustado para sempre a qualquer cobrança criada ser sempre por uma forma específica de recebimento ou deixar todas as selecionadas e então o seu cliente poderá escolher a forma de pagamento que melhor lhe convier. Também poderá, ao gerar uma cobrança, escolher que seu cliente pague exclusivamente por uma das opções. Fica sempre ao seu critério no momento. Para mais informações consulte
Configuração de lançamentos financeiros - Manter marcado fará com que seus registros sejam mais exatos.
Configuração da recorrência - Poderá escolher o número de dias antes do fim do mês em que o sistema irá gerar as cobranças. Se desejar gerar para mais de um mês de uma vez é só adicionar o número de meses no campo seguinte. Assim verá a data da Próxima geração de cobranças.
Alterado em - Aqui consegue saber quando aconteceu a última alteração de qualquer configuração. Agora basta salvar.
2 Cobranças e Pagamentos
Podemos gerar movimentações de contas a pagar ou a receber. As contas a pagar são para o controle financeiro de sua empresa mediante aquilo que sai do seu caixa e contas. A contas a receber são as cobranças que irá gerar para seus clientes, aquilo que entra. Ao gerar qualquer movimentação para um cliente ou fornecedor não cadastrado, o preenchimento servirá como pré-cadastro. Caso já o tenha cadastrado será ainda mais fácil. Para mais informações sobre como cadastrar cliente acesse Como cadastrar clientes e Como cadastrar um fornecedor.
O que Cobrar? Clique em + Novo
Tipo de movimentação - Conta a receber
Tipo de recebimento - Escolha por qual conta receberá. Se optar por uma conta bancária então o Nitrus não administrará as cobranças, mas fará todos os registros financeiros, porém tudo deverá ser informado manualmente. Ao optar pela conta Nitrus tudo será automatizado: geração do boleto, pix, informação do pagamento, lançamento em relatórios, saldos e agradecimento pelo pagamento.
Periodicidade - Poderá ser um Lançamento único, que seria uma movimentação única sem data prevista para uma próxima. Também pode ser Parcelado, gerando cobrança a cobrança conforme a periodicidade e número de parcelas. Por fim, Recorrente que se aplicaria por exemplo a contratos em que já existem o período e valores estabelecidos. Vamos explicar cada um deles:
Adicione o Dia de vencimento e o Valor.
Adicione em Tipo de Parcelamento qual a frequência de geração das parcelas e em seguida o Dia de Vencimento. Coloque A partir de que data se iniciará o parcelamento e o Número de Parcelas. Por último adicione o Valor 👇🏻.
Adicione em Intervalo qual será o ciclo de geração das cobranças em seguida o Dia de Vencimento. Coloque A partir de que data será a primeira cobrança e quando será a Data final. Por último adicione o Valor 👇🏻.
Descrição da cobrança e Categoria - Poderá adicionar a descrição e a categoria que desejar. Poderá incluir uma categoria específica caso ache necessário.
Quem cobrar?
Cliente / pagador - Aqui poderá buscar em seus cadastros, seja pelo nome, código ou documento caso já esteja cadastrado.
Nome / Razão social - Caso seja um novo cadastro, basta adicionar a identificação e seguir preenchendo os dados normalmente. Caso seja um cadastro já existente, puxado automaticamente pelo campo anterior estarão preenchidos já.
CNPJ / CPF, Celular e E-mail- Insira os dados completos.
Notificações de cobrança - Nesse campo, caso opte por não configurar, obedecerá a configuração padrão. Para mais informações veja esse artigo Minha conta.
Configurações
Percentual de juros ao dia e Percentual de multa - Juros ao dia significa o percentual do valor total que será somado por cada dia de atraso e a multa será o percentual que somará por ter ocorrido o atraso no pagamento.
Formas de recebimento - Poderá optar por Pix ou Boleto ou ambas e deixar para que seu cliente escolha como deseja pagar.
Endereço obrigatório para emissão de boletos - Ao se selecionar pagamento por boleto esse campo será aberto. Caso seu cliente já possua um cadastro será preenchido automaticamente. Caso seja um novo cliente será preciso completar as informações.
Resumo
Essa tela é o resumo de tudo que envolve a cobrança para o seu cliente. Veja que até as configurações de envios de e-mail e sms estão informados. Confira todas as informações e estando tudo conforme deseja é só confirmar e a cobrança será gerada.
O que pagar?
Tipo de movimentação - Conta a pagar
Conta - Aqui poderá escolher a conta que será debitada esse pagamento. Para mais informações sobre conta acesse esse artigo Financeiro.
Periodicidade - Poderá optar por Lançamento único que seria uma movimentação única sem data prevista para uma próxima. Também pode ser Parcelado gerando cobrança a cobrança conforme a periodicidade e número de parcelas. Por fim Recorrente que se aplicaria por exemplo a contratos em que já existe o período e valor estabelecidos. Vamos explicar cada um deles:
Adicione o Dia de vencimento e o Valor.
Adicione em Tipo de parcelamento qual a frequência de geração das parcelas e em seguida o Dia de vencimento. Coloque A partir de que data se iniciará o parcelamento e o Número de parcelas. Por último adicione o Valor 👇🏻.
Adicione em Intervalo qual será o ciclo de geração das cobranças em seguida o Dia de Vencimento. Coloque A partir de que data será a primeira cobrança e quando será a Data final. Por último adicione o Valor 👇🏻.
Descrição da cobrança e Categoria - Poderá adicionar a descrição e a categoria que desejar. Poderá incluir uma categoria específica caso ache necessário.
O que pagar?
Fornecedor / recebedor - Aqui poderá buscar em seus cadastros, seja pelo nome, código ou documento caso já esteja cadastrado.
Nome / Razão social - Caso seja um novo cadastro, basta adicionar a identificação e seguir preenchendo os dados normalmente. Caso seja um cadastro já existente, puxado automaticamente pelo campo anterior estarão preenchidos já.
CNPJ / CPF, Celular e E-mail - Insira os dados completos.
Resumo
Essa tela é o resumo de tudo que envolve a cobrança para o seu cliente. Confira todas as informações e estando tudo conforme deseja é só confirmar e a cobrança será gerada.
3 Financeiro e relatórios
Em Todos os recursos encontre a subseção Financeiro. Nela estão as opções Categorias, Contas e Lançamentos em contas. Se desejar que essas opções apareçam para rápido acesso basta acionar o checkbox. Em Categorias poderá ver todos os tipos de lançamentos e ainda poderá adicionar qualquer outra.
Aqui estarão suas contas em que manterá a movimentação registrada no nitrus. Elas já aparecerão prontamente ao acessar esse menu. Caso sejam muitas, poderá inserir o nome da conta específica que deseja consultar.
Vamos ver mais a fundo como adicionar um conta.
Nome - Aqui identificará essa conta.
Tipo de movimentação - Defina se essa conta será para receitas, despesas, ou para ambos.
Saldo inicial - É obrigatório adicionar um valor aqui mesmo que seja 0.
Informações Bancárias - Caso seja uma conta bancária adicione todos os dados.
Status de liberação para movimentação - Essa é a liberação dada à conta que está habilitada para os recebimentos da conta nitrus. Apenas uma conta poderá estar habilitada por vez. Se desejar mudar precisará entrar em contato conosco para sua segurança.
Importante: Todas as caixas de preenchimento que estiverem com o texto na cor roxa têm preenchimento obrigatório. As que não estiverem são opcionais.
Aqui poderá realizar movimentações entre as contas para acerto financeiro e também checar todas as movimentações que forem realizadas. Ao acessar essa função será apresentado todas as movimentações já registradas. Vamos ver cada aspecto:
Pesquisa: Nessa primeira tela poderá ver todas as movimentações registradas até o momento. Caso queira procurar uma movimentação de forma específica, todas as de uma conta apenas ou o de um período, basta preencher os filtros.
Resultado: Aqui poderá identificar a Descrição que utilizou para a movimentação, se foi Debitado ou Creditado e qual conta. Além do Valor, constará o tipo de movimentação, podendo ser Transferência, Crédito ou Débito. e por último terá a data, sendo que nesse ao ser gerado poderá ser adicionado até mesmo a hora.
Caso queria adicionar uma movimentação basta clicar em + Novo
Tipo de lançamento - Pode ser Débito, Crédito ou Transferência
Data - Após adicionar a data poderá adicionar a hora.
Valor - Não é necessário adicionar o R$.
Descrição - Use a nomenclatura que mais lhe ajude a identificar o que se trata.
Pronto, após salvar sua movimentação foi gerada no sistema, fará parte agora de todo o seu financeiro.
Acesse Todos os recursos e verá 4 divisões de relatórios: _Relatórios - Contas a pagar; Relatórios - Contas a receber; Relatórios - Histórico; Relatórios - Movimentações financeiras. Em cada uma dessas seções haverá mais opções para cada seguimento do financeiro. Se desejar algum disponível para fácil acesso basta preencher o checkbox. De forma simples, vamos ver a função e informações que cada relatório traz.
Todos os relatórios - Acessando aqui conseguirá escolher quais relatórios deseja visíveis e para rápida consulta no sistema. Basta marcas as caixas de seleção.
Relação de pagamentos - Conforme abaixo, haverá campos para filtro. Caso queira encontrar um determinado pagamento, basta selecionar o cliente e a data específica. Mas poderá abranger mais seu relatório, vamos ver como:
Ordenação - Data de pagamento ou vencimento.
Status - Pagas, Abertas e Todas.
Tipo de pessoa - Física ou Jurídica.
Documento - Será alterado segundo o tipo de pessoa, poderá procurar na lupa, que acessará seu banco de clientes cadastrados.
Filtrar por - Poderá filtrar por Pagamento ou vencimento.
Data rec. inicial e final - O período que deseja que abranja o relatório.
Inadimplência - Esse relatório listará tudo o que está disponível conforme tenha parametrizado o relatório. Assim, poderá acessar cada um e fazer uma edição caso ainda não tenha sido gerado o boleto ou o pix. Se for o caso, poderá duplicar e editar como preferir e então reenviar para o seu cliente.
Ordenação - Data de vencimento ou Cliente.
Data inicial e Final - O período que deseja a abrangência do relatório.
Cliente por nome, CPF / CNPJ ou código - Basta inserir qualquer dado cadastral do cliente que o nitrus procurará e apresentará as opções para você.
Conta - Você pode especificar por conta também.
Mapa de recebimentos - Nesse relatório você conseguira ver todos os recebimentos gerados, recebidos ou não, durante o período que desejar. É um relatório bem completo. No exemplo abaixo verá tanto o cabeçalho quanto o do relatório quanto a linha inicial contendo os dados do mês de referência e dia a dia abaixo.
Relação de recebimentos - Todo o movimento de entrada em sua empresa estará aqui. Veja como é completo.
Ordenação - Data de recebimento ou data de pagamento.
Status - Veja as pagas ou abertas ou todas.
Filtrar por - Filtre pelo recebimento ou vencimento.
Data Inicial e Data Final - Selecione o período.
Cliente - Basta inserir qualquer dado cadastral do cliente que o Nitrus procurará e apresentará as opções para você.
Conta - Filtre por qual conta deseja a relação.
Relação de recebimento de clientes - Tenha de forma fácil cada pagamento separado por cliente.
Ordenação - Data do vencimento ou recebimento.
Data Inicial e Data Final - Adicione o período.
Forma de recebimento - Pode filtrar por um tipo específico de forma de recebimento.
E-mails enviados - Toda a comunicação com seus clientes por e-mail está aqui. Por ele saberá se seu cliente recebeu e abriu o e-mail.
Ordenação - Data de envio, e-mail ou tipo.
Data Inicial e Data Final - Adicione o período.
Tipo de envio - Selecione qual tipo especifico de e-mail deseja informação. Caso queria geral deixe sem preenchimento.
CPF / CNPJ - Caso queira relacionar um especificamente basta adicionar aqui.
E-mail - Poderá também filtrar quantos e-mails foram enviados para um mesmo endereço de e-mail.
Sms enviados - Relacione os sms enviados para melhor controle e informação quando necessário.
Ordenação - Data de envio, celular ou tipo.
Data Inicial e Data Final - Adicione o período.
Tipo de envio - Selecione qual tipo especifico de sms deseja informação. Caso queria geral deixe sem preenchimento.
CPF / CNPJ - Caso queira relacionar um especificamente basta adicionar aqui.
Celular - Poderá também filtrar quantas mensagens foram enviados para um mesmo celular.
Extrato - Conterá em seu extrato o momento em que foi gerado, as datas de movimentações, descrição valores e saldo.
Ordenação - Data.
Data Inicial e Data Final - Adicione o período.
Tipo de conta - Selecione qual conta deseja o extrato. Sendo a conta Nitrus não precisará informar nada.
Conta - Caso precise do extrato de outra conta existente no financeiro, basta selecioná-la.
Recorrência - O relatório de recorrências abrange tanto as contas a pagar como as receber.
Ordenação - Por descrição ou cliente.
Tipo de movimentação - Conta a pagar ou a receber.
Bem-vindo ao Nitrus! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que legal que você está usando a melhor e mais completa ferramenta financeira! Vamos ver os primeiros passos para parametrizar o sistema e deixar com a sua cara. Várias funções são automatizadas e obedecerão a essas parametrizações, então vamos passar por todas elas aqui. Esse manual será separado em 4 partes: 1 - Primeiros passos; 2 - Cobranças e Pagamentos; 3 - Financeiro e Relatórios e 4 - Vamos então entender a tela inicial e acessar as configurações:
1 - Primeiros passos
Essa é a tela inicial
À esquerda temos o acesso rápido para várias funções e ainda poderá adicionar várias indo em Todos os recursos e adicionando o que desejar. No centro da tela temos os totais que facilitam sua visão imediata dos saldos de A Receber hoje; A Pagar hoje e Saldo Nitrus. Logo abaixo os gráficos podendo filtrar pelo mês que deseja. Os saldos e os gráficos poderão ser atualizado clicando no botão 🔄. Cada um terá acesso a mais funções como extrato, relatórios e assim por diante.
Na parte esquerda superior aparecerá o nome do usuário cadastrado. Clicando, conforme a seta na imagem, abrirá as opções aparecendo o nome da sua empresa, seu CPF ou CNPJ, e-mail, código de cliente e seu plano. Em seguida temos Minha área e Minha conta. Em minha área poderá editar as cores, tema e posição das opções. Em minha conta que poderemos fazer as configurações da ferramenta.
Algumas funções são possíveis mudança apenas alterando em seu cadastro por meio de nossos canais de contato. Seu endereço e opções adiante são todas editáveis. Vejamos as demais opções:
Informação de exibição para os meus clientes - Como deseja que seu cliente o encontre ou contate? Escolha se deseja por sua razão social ou nome fantasia, e-mail e telefone.
Personalização para a tela de pagamentos - Você poderá escolher a cor de fundo da tela de pagamentos. Além de sua logomarca, poderá ajustar a cor que desejar para a tela de pagamento.
Personalização - Agora poderá incluir sua logomarca para aparecer nas mensagens de pagamento, e-mails de cobrança e agradecimento de pagamento. O formato da imagem deve ser na escala (proporção) 15x10.
Configurações padrão de notificações de cobranças - Os lembretes dos vencimentos das cobranças que gerar para seus clientes serão enviados por e-mail e sms. Em todos eles consta o link de pagamento. São 3 períodos de comunicação com o seu cliente, antes de vencer, após o vencimento e aviso de pagamento. Minha conta
Definição de juros, multa e descontos
Percentual de juros ao dia - Juros ao dia significa o percentual do valor total que será somado por cada dia de atraso.
Percentual de multa - A multa será o percentual do valor da cobrança gerada sem qualquer acréscimo que somará pelo atraso no pagamento.
Conta bancária para depósito e movimentações bancárias - Essa é a conta que deseja que seus recebimentos sejam transferidos. Poderá adicionar indo em Financeiro/Contas. Crie a conta e solicite a liberação para tornar essa a conta em que receberá seus pagamentos pela conta Nitrus.
Configurações padrão de formas de recebimento aceitas - Poderá optar em deixar ajustado para sempre a qualquer cobrança criada ser sempre por uma forma específica de recebimento ou deixar todas as selecionadas e então o seu cliente poderá escolher a forma de pagamento que melhor lhe convier. Também poderá, ao gerar uma cobrança, escolher que seu cliente pague exclusivamente por uma das opções. Fica sempre ao seu critério no momento. Para mais informações consulte
Configuração de lançamentos financeiros - Manter marcado fará com que seus registros sejam mais exatos.
Configuração da recorrência - Poderá escolher o número de dias antes do fim do mês em que o sistema irá gerar as cobranças. Se desejar gerar para mais de um mês de uma vez é só adicionar o número de meses no campo seguinte. Assim verá a data da Próxima geração de cobranças.
Alterado em - Aqui consegue saber quando aconteceu a última alteração de qualquer configuração. Agora basta salvar.
2 Cobranças e Pagamentos
Podemos gerar movimentações de contas a pagar ou a receber. As contas a pagar são para o controle financeiro de sua empresa mediante aquilo que sai do seu caixa e contas. A contas a receber são as cobranças que irá gerar para seus clientes, aquilo que entra. Ao gerar qualquer movimentação para um cliente ou fornecedor não cadastrado, o preenchimento servirá como pré-cadastro. Caso já o tenha cadastrado será ainda mais fácil. Para mais informações sobre como cadastrar cliente acesse Como cadastrar clientes e Como cadastrar um fornecedor.
Vamos primeiro ver como lançar uma conta a receber?
O que Cobrar? Clique em + Novo
Tipo de movimentação - Conta a receber
Tipo de recebimento - Escolha por qual conta receberá. Se optar por uma conta bancária então o Nitrus não administrará as cobranças, mas fará todos os registros financeiros, porém tudo deverá ser informado manualmente. Ao optar pela conta Nitrus tudo será automatizado: geração do boleto, pix, informação do pagamento, lançamento em relatórios, saldos e agradecimento pelo pagamento.
Periodicidade - Poderá ser um Lançamento único, que seria uma movimentação única sem data prevista para uma próxima. Também pode ser Parcelado, gerando cobrança a cobrança conforme a periodicidade e número de parcelas. Por fim, Recorrente que se aplicaria por exemplo a contratos em que já existem o período e valores estabelecidos. Vamos explicar cada um deles:
Lançamento único:
Adicione o Dia de vencimento e o Valor.
Parcelado:
Adicione em Tipo de Parcelamento qual a frequência de geração das parcelas e em seguida o Dia de Vencimento. Coloque A partir de que data se iniciará o parcelamento e o Número de Parcelas. Por último adicione o Valor 👇🏻.
Recorrente:
Adicione em Intervalo qual será o ciclo de geração das cobranças em seguida o Dia de Vencimento. Coloque A partir de que data será a primeira cobrança e quando será a Data final. Por último adicione o Valor 👇🏻.
Descrição da cobrança e Categoria - Poderá adicionar a descrição e a categoria que desejar. Poderá incluir uma categoria específica caso ache necessário.
Quem cobrar?
Cliente / pagador - Aqui poderá buscar em seus cadastros, seja pelo nome, código ou documento caso já esteja cadastrado.
Nome / Razão social - Caso seja um novo cadastro, basta adicionar a identificação e seguir preenchendo os dados normalmente. Caso seja um cadastro já existente, puxado automaticamente pelo campo anterior estarão preenchidos já.
CNPJ / CPF, Celular e E-mail- Insira os dados completos.
Notificações de cobrança - Nesse campo, caso opte por não configurar, obedecerá a configuração padrão. Para mais informações veja esse artigo Minha conta.
Configurações
Percentual de juros ao dia e Percentual de multa - Juros ao dia significa o percentual do valor total que será somado por cada dia de atraso e a multa será o percentual que somará por ter ocorrido o atraso no pagamento.
Formas de recebimento - Poderá optar por Pix ou Boleto ou ambas e deixar para que seu cliente escolha como deseja pagar.
Endereço obrigatório para emissão de boletos - Ao se selecionar pagamento por boleto esse campo será aberto. Caso seu cliente já possua um cadastro será preenchido automaticamente. Caso seja um novo cliente será preciso completar as informações.
Resumo
Essa tela é o resumo de tudo que envolve a cobrança para o seu cliente. Veja que até as configurações de envios de e-mail e sms estão informados. Confira todas as informações e estando tudo conforme deseja é só confirmar e a cobrança será gerada.
Agora vamos lançar uma conta a pagar?
O que pagar?
Tipo de movimentação - Conta a pagar
Conta - Aqui poderá escolher a conta que será debitada esse pagamento. Para mais informações sobre conta acesse esse artigo Financeiro.
Periodicidade - Poderá optar por Lançamento único que seria uma movimentação única sem data prevista para uma próxima. Também pode ser Parcelado gerando cobrança a cobrança conforme a periodicidade e número de parcelas. Por fim Recorrente que se aplicaria por exemplo a contratos em que já existe o período e valor estabelecidos. Vamos explicar cada um deles:
Lançamento único:
Adicione o Dia de vencimento e o Valor.
Parcelado:
Adicione em Tipo de parcelamento qual a frequência de geração das parcelas e em seguida o Dia de vencimento. Coloque A partir de que data se iniciará o parcelamento e o Número de parcelas. Por último adicione o Valor 👇🏻.
Recorrente:
Adicione em Intervalo qual será o ciclo de geração das cobranças em seguida o Dia de Vencimento. Coloque A partir de que data será a primeira cobrança e quando será a Data final. Por último adicione o Valor 👇🏻.
Descrição da cobrança e Categoria - Poderá adicionar a descrição e a categoria que desejar. Poderá incluir uma categoria específica caso ache necessário.
O que pagar?
Fornecedor / recebedor - Aqui poderá buscar em seus cadastros, seja pelo nome, código ou documento caso já esteja cadastrado.
Nome / Razão social - Caso seja um novo cadastro, basta adicionar a identificação e seguir preenchendo os dados normalmente. Caso seja um cadastro já existente, puxado automaticamente pelo campo anterior estarão preenchidos já.
CNPJ / CPF, Celular e E-mail - Insira os dados completos.
Resumo
Essa tela é o resumo de tudo que envolve a cobrança para o seu cliente. Confira todas as informações e estando tudo conforme deseja é só confirmar e a cobrança será gerada.
3 Financeiro e relatórios
Em Todos os recursos encontre a subseção Financeiro. Nela estão as opções Categorias, Contas e Lançamentos em contas. Se desejar que essas opções apareçam para rápido acesso basta acionar o checkbox. Em Categorias poderá ver todos os tipos de lançamentos e ainda poderá adicionar qualquer outra.
Contas
Aqui estarão suas contas em que manterá a movimentação registrada no nitrus. Elas já aparecerão prontamente ao acessar esse menu. Caso sejam muitas, poderá inserir o nome da conta específica que deseja consultar.
Vamos ver mais a fundo como adicionar um conta.
Nome - Aqui identificará essa conta.
Tipo de movimentação - Defina se essa conta será para receitas, despesas, ou para ambos.
Saldo inicial - É obrigatório adicionar um valor aqui mesmo que seja 0.
Informações Bancárias - Caso seja uma conta bancária adicione todos os dados.
Status de liberação para movimentação - Essa é a liberação dada à conta que está habilitada para os recebimentos da conta nitrus. Apenas uma conta poderá estar habilitada por vez. Se desejar mudar precisará entrar em contato conosco para sua segurança.
Importante: Todas as caixas de preenchimento que estiverem com o texto na cor roxa têm preenchimento obrigatório. As que não estiverem são opcionais.
Lançamentos em contas
Aqui poderá realizar movimentações entre as contas para acerto financeiro e também checar todas as movimentações que forem realizadas. Ao acessar essa função será apresentado todas as movimentações já registradas. Vamos ver cada aspecto:
Pesquisa: Nessa primeira tela poderá ver todas as movimentações registradas até o momento. Caso queira procurar uma movimentação de forma específica, todas as de uma conta apenas ou o de um período, basta preencher os filtros.
Resultado: Aqui poderá identificar a Descrição que utilizou para a movimentação, se foi Debitado ou Creditado e qual conta. Além do Valor, constará o tipo de movimentação, podendo ser Transferência, Crédito ou Débito. e por último terá a data, sendo que nesse ao ser gerado poderá ser adicionado até mesmo a hora.
Caso queria adicionar uma movimentação basta clicar em + Novo
Tipo de lançamento - Pode ser Débito, Crédito ou Transferência
Data - Após adicionar a data poderá adicionar a hora.
Valor - Não é necessário adicionar o R$.
Descrição - Use a nomenclatura que mais lhe ajude a identificar o que se trata.
Pronto, após salvar sua movimentação foi gerada no sistema, fará parte agora de todo o seu financeiro.
Relatórios
Acesse Todos os recursos e verá 4 divisões de relatórios: _Relatórios - Contas a pagar; Relatórios - Contas a receber; Relatórios - Histórico; Relatórios - Movimentações financeiras. Em cada uma dessas seções haverá mais opções para cada seguimento do financeiro. Se desejar algum disponível para fácil acesso basta preencher o checkbox. De forma simples, vamos ver a função e informações que cada relatório traz.
Todos os relatórios - Acessando aqui conseguirá escolher quais relatórios deseja visíveis e para rápida consulta no sistema. Basta marcas as caixas de seleção.
Relação de pagamentos - Conforme abaixo, haverá campos para filtro. Caso queira encontrar um determinado pagamento, basta selecionar o cliente e a data específica. Mas poderá abranger mais seu relatório, vamos ver como:
Ordenação - Data de pagamento ou vencimento.
Status - Pagas, Abertas e Todas.
Tipo de pessoa - Física ou Jurídica.
Documento - Será alterado segundo o tipo de pessoa, poderá procurar na lupa, que acessará seu banco de clientes cadastrados.
Filtrar por - Poderá filtrar por Pagamento ou vencimento.
Data rec. inicial e final - O período que deseja que abranja o relatório.
Inadimplência - Esse relatório listará tudo o que está disponível conforme tenha parametrizado o relatório. Assim, poderá acessar cada um e fazer uma edição caso ainda não tenha sido gerado o boleto ou o pix. Se for o caso, poderá duplicar e editar como preferir e então reenviar para o seu cliente.
Ordenação - Data de vencimento ou Cliente.
Data inicial e Final - O período que deseja a abrangência do relatório.
Cliente por nome, CPF / CNPJ ou código - Basta inserir qualquer dado cadastral do cliente que o nitrus procurará e apresentará as opções para você.
Conta - Você pode especificar por conta também.
Mapa de recebimentos - Nesse relatório você conseguira ver todos os recebimentos gerados, recebidos ou não, durante o período que desejar. É um relatório bem completo. No exemplo abaixo verá tanto o cabeçalho quanto o do relatório quanto a linha inicial contendo os dados do mês de referência e dia a dia abaixo.
Relação de recebimentos - Todo o movimento de entrada em sua empresa estará aqui. Veja como é completo.
Ordenação - Data de recebimento ou data de pagamento.
Status - Veja as pagas ou abertas ou todas.
Filtrar por - Filtre pelo recebimento ou vencimento.
Data Inicial e Data Final - Selecione o período.
Cliente - Basta inserir qualquer dado cadastral do cliente que o Nitrus procurará e apresentará as opções para você.
Conta - Filtre por qual conta deseja a relação.
Relação de recebimento de clientes - Tenha de forma fácil cada pagamento separado por cliente.
Ordenação - Data do vencimento ou recebimento.
Data Inicial e Data Final - Adicione o período.
Forma de recebimento - Pode filtrar por um tipo específico de forma de recebimento.
E-mails enviados - Toda a comunicação com seus clientes por e-mail está aqui. Por ele saberá se seu cliente recebeu e abriu o e-mail.
Ordenação - Data de envio, e-mail ou tipo.
Data Inicial e Data Final - Adicione o período.
Tipo de envio - Selecione qual tipo especifico de e-mail deseja informação. Caso queria geral deixe sem preenchimento.
CPF / CNPJ - Caso queira relacionar um especificamente basta adicionar aqui.
E-mail - Poderá também filtrar quantos e-mails foram enviados para um mesmo endereço de e-mail.
Sms enviados - Relacione os sms enviados para melhor controle e informação quando necessário.
Ordenação - Data de envio, celular ou tipo.
Data Inicial e Data Final - Adicione o período.
Tipo de envio - Selecione qual tipo especifico de sms deseja informação. Caso queria geral deixe sem preenchimento.
CPF / CNPJ - Caso queira relacionar um especificamente basta adicionar aqui.
Celular - Poderá também filtrar quantas mensagens foram enviados para um mesmo celular.
Extrato - Conterá em seu extrato o momento em que foi gerado, as datas de movimentações, descrição valores e saldo.
Ordenação - Data.
Data Inicial e Data Final - Adicione o período.
Tipo de conta - Selecione qual conta deseja o extrato. Sendo a conta Nitrus não precisará informar nada.
Conta - Caso precise do extrato de outra conta existente no financeiro, basta selecioná-la.
Recorrência - O relatório de recorrências abrange tanto as contas a pagar como as receber.
Ordenação - Por descrição ou cliente.
Tipo de movimentação - Conta a pagar ou a receber.
Este foi um pequeno overview do Nitrus para que, de forma simples, possa entender suas funcionalidades e aplicações. Para maiores detalhes acesse cada artigo de nossos help-desk e conheça o sistema por completo. Mas agora que já nos conhece melhor, sabe o quanto poderemos ajudar em seu trabalho economizando seu tempo e dinamizando suas tarefas. Temos certeza que terá muito sucesso turbinando seus negócios com o Nitrus!!!
Actualizado em: 09/08/2024
Obrigado!