Gerenciamento de Arquivos
Oferecemos o serviço de gerenciamento e armazenamento de arquivos no Nitrus. Aqui, você pode fazer o upload de documentos importantes do seu negócio e mantê-los organizados e seguros!
Nesse artigo veremos essa funcionalidade em duas telas do Nitrus:
Na tela Gerenciamento de arquivos
Na tela Contas a receber
O objetivo é mostrar o passo a passo e te ajudar a usar essa opção para auxiliar sua empresa na organização de documentos.
Tela Gerenciamento de arquivos
No menu inicial, acesse "Todos os recursos":

Na barra de pesquisa, digite "Gerenciamento de arquivos", ou role a página até encontrar a opção, e então, clique nela.

Nessa página, você pode pesquisar um arquivo que já havia sido salvado anteriormente (como indicado na seta 1 na imagem abaixo) ou salvar um novo (como indicado na seta 2).

1- Para pesquisar, preencha o nome do documento ou a descrição feita no momento da criação; a data de envio ou a origem (todos, contas a pagar, contas a receber, recorrência a pagar, recorrência a receber, nota fiscal de serviço NFS-e ou diversos);
2- Para salvar um novo arquivo, clique em + Novo. Então basta fazer o upload e Salvar ✔️.

✅ O espaço de armazenamento disponível depende do plano Nitrus contratado por você. As especificações de cada plano podem ser visualizadas na imagem abaixo:

Tela Contas a receber
Na criação de uma nova conta, na tela de Configurações, basta clicar em Envio de arquivos ⌄.

Clique em + Selecionar e escolha o arquivo em seu computador.

Após isso, o arquivo selecionado aparecerá do seguinte modo:

1- Descrição do arquivo: Seu arquivo aparecerá com a descrição feita em seu computador.
2- Arquivos com todos os marcadores: É possível criar um marcador + ou adicionar algum existente, com o objetivo de criar uma descrição para identificação, por exemplo, "Contratos"; "Cupom fiscal"; "Imagens", e assim por diante, e também selecionar uma cor de identificação para cada marcador.

As opções XML, DANFE e DACCE (tipo específico de documento emitido por entidades que fazem parte do sistema de controle de acesso de empresas e organizações) já vem criadas por padrão. As demais podem ser criadas de acordo com suas necessidades e intenções.
3- Publicar arquivo: Permita que seu cliente tenha acesso ao arquivo na abertura de link de pagamento. Como por exemplo, o registro de nota fiscal, recibos de compra e venda, contrato ou alguma imagem. Ao assinalar essa opção, será aberta uma tela de confirmação, e então, clique no ✔️ Sim.

Feito isso, seu arquivo será anexado na conta e para finalizar, basta clicar em → Próximo e então na página seguinte, clique em → Gerar
📌 Para "Contas a pagar", "Recorrências" e "Parcelamentos" o procedimento será o mesmo para envio de arquivos e é possível seguir os passos desse artigo. Mas um detalhe é importante, só haverá a opção de publicar o arquivo para visualização do cliente em "Contas a receber" e em "Parcelamentos".
Essas são as maneiras de gerenciar arquivos e com certeza é uma função incrível disponível no Nitrus, o que dará ainda mais eficiência ao seu trabalho e credibilidade à sua empresa! 🤩

Nesse artigo veremos essa funcionalidade em duas telas do Nitrus:
Na tela Gerenciamento de arquivos
Na tela Contas a receber
O objetivo é mostrar o passo a passo e te ajudar a usar essa opção para auxiliar sua empresa na organização de documentos.
Tela Gerenciamento de arquivos
No menu inicial, acesse "Todos os recursos":

Na barra de pesquisa, digite "Gerenciamento de arquivos", ou role a página até encontrar a opção, e então, clique nela.

Nessa página, você pode pesquisar um arquivo que já havia sido salvado anteriormente (como indicado na seta 1 na imagem abaixo) ou salvar um novo (como indicado na seta 2).

1- Para pesquisar, preencha o nome do documento ou a descrição feita no momento da criação; a data de envio ou a origem (todos, contas a pagar, contas a receber, recorrência a pagar, recorrência a receber, nota fiscal de serviço NFS-e ou diversos);
2- Para salvar um novo arquivo, clique em + Novo. Então basta fazer o upload e Salvar ✔️.

✅ O espaço de armazenamento disponível depende do plano Nitrus contratado por você. As especificações de cada plano podem ser visualizadas na imagem abaixo:

Tela Contas a receber
Na criação de uma nova conta, na tela de Configurações, basta clicar em Envio de arquivos ⌄.

Clique em + Selecionar e escolha o arquivo em seu computador.

Após isso, o arquivo selecionado aparecerá do seguinte modo:

1- Descrição do arquivo: Seu arquivo aparecerá com a descrição feita em seu computador.
2- Arquivos com todos os marcadores: É possível criar um marcador + ou adicionar algum existente, com o objetivo de criar uma descrição para identificação, por exemplo, "Contratos"; "Cupom fiscal"; "Imagens", e assim por diante, e também selecionar uma cor de identificação para cada marcador.

As opções XML, DANFE e DACCE (tipo específico de documento emitido por entidades que fazem parte do sistema de controle de acesso de empresas e organizações) já vem criadas por padrão. As demais podem ser criadas de acordo com suas necessidades e intenções.
3- Publicar arquivo: Permita que seu cliente tenha acesso ao arquivo na abertura de link de pagamento. Como por exemplo, o registro de nota fiscal, recibos de compra e venda, contrato ou alguma imagem. Ao assinalar essa opção, será aberta uma tela de confirmação, e então, clique no ✔️ Sim.

Feito isso, seu arquivo será anexado na conta e para finalizar, basta clicar em → Próximo e então na página seguinte, clique em → Gerar
📌 Para "Contas a pagar", "Recorrências" e "Parcelamentos" o procedimento será o mesmo para envio de arquivos e é possível seguir os passos desse artigo. Mas um detalhe é importante, só haverá a opção de publicar o arquivo para visualização do cliente em "Contas a receber" e em "Parcelamentos".
Essas são as maneiras de gerenciar arquivos e com certeza é uma função incrível disponível no Nitrus, o que dará ainda mais eficiência ao seu trabalho e credibilidade à sua empresa! 🤩

Actualizado em: 15/01/2025
Obrigado!