Artigos sobre: Perguntas frequentes

Como fazer uma assinatura digital usando o gov.br?

Veja como fazer uma assinatura digital para a assinatura de documentos


Para fazer assinaturas digitais, você precisa ter uma conta no gov.br e essa conta deve ser nível Prata ou Ouro.


✅ Para saber mais clique aqui.


Tendo seguido os passos anteriores, agora veja como fazer a assinatura:


  1. Entre no site gov.br e no menu do usuário clique em Assinar documentos digitalmente.



  1. Na tela seguinte, aparecerá uma mensagem para autorização do uso dos seus dados, necessários para realizar a assinatura. Então, clique em Autorizar.



  1. A seguir, você terá a tela Escolher arquivo, clique no botão como indicado na imagem abaixo.



Então selecione em seu computador qual é arquivo que você deseja assinar digitalmente.


  1. Após selecionar o arquivo, ele aparecerá na próxima tela.



Verifique se foi carregado corretamente e clique em Avançar.


Na tela seguinte, aparecerá uma demonstração com uma dica.



Clique em Assinar.


  1. A seguir, aparecerá a seguinte mensagem com as opções: Carregar outro documento; Assinar ou Fechar.



Escolhidos os documentos, clique em Assinar.


  1. A seguir, clique na opção destacada na imagem abaixo:



  1. No próximo passo, você receberá no aplicativo ou como notificação no seu celular, um código para preencher no campo exigido, como podemos ver a seguir:


Após digitar o código enviado, clique em Autorizar.


  1. Por fim, você já terá seu documento assinado digitalmente, podendo baixar o arquivo.



Pronto! Agora você pode utilizar esse serviço gratuito o quanto quiser, inclusive para validar sua conta bancária no Nitrus, dando a você segurança contra golpes e fraudes! 🤩


Actualizado em: 05/12/2024

Esse artigo foi útil?

Partilhe o seu feedback

Cancelar

Obrigado!