Configurações da empresa
Com as configurações certas, você terá ainda mais sucesso usando o Nitrus!
Veja detalhadamente o que cada função de configuração significa e como elas interferem no uso do seu Nitrus. Para isso, entre na Aba "Minha Conta", no canto superior direito da tela, depois clique em "Configurações da empresa".

Na página de Configurações da empresa, você encontrará a seguinte tela, com 16 funcionalidades:

Veja a função de cada uma:
1- Dados cadastrais da empresa - Esses dados são incluídos automaticamente nessa configuração a partir do momento que você faz o cadastro. Mas caso seja necessário algum ajuste ou atualização desses dados, você poderá fazer isso acessando essa primeira aba. (Para mais informações, clique aqui)
2- Informações de exibição para os seus clientes - Nessa configuração você vai escolher o modo como deseja que seus clientes vejam as informações sobre você ou sua empresa. Caso você não preencha essas opções, serão mantidos os dados cadastrados da empresa. Ou você pode optar por exibir sua razão social ou nome fantasia, adicionar um e-mail e telefone fixo ou celular, para ser visualizado por seus clientes.
3- Personalização geral - Inclua a logomarca que ficará visível em seus boletos, relatórios, cobranças e e-mails disparados aos clientes. O formato da imagem deve ser na escala 15x10. Para mais informações veja o artigo: Como adicionar a minha logomarca no Nitrus?
4- Personalização para a tela de pagamento - Você poderá adicionar o número do seu Whatsapp para contato dos clientes, também escolher a cor de fundo da tela de pagamentos e se deseja informar sua logomarca na tela de pagamentos. Para mais informações veja o artigo: Como personalizar a minha tela de pagamento?
5- Configurações de notificações - Os lembretes dos vencimentos das cobranças poderão ser enviados por e-mail ou SMS para seus clientes. Você pode escolher uma opção de envio ou as duas. O link de pagamento ficará disponível ao cliente em ambas as opções. Para mais informações veja o artigo: Como personalizar o envio das cobranças automáticas?
6- Definições de descontos, juros e multas das cobranças - Nessa aba você poderá definir como padrão duas configurações. Veja abaixo:
Percentual de juros ao dia - você irá definir qual a porcentagem do valor total que será cobrado do cliente por cada dia de atraso. Esses juros serão somados ao valor que deverá ser pago.
Percentual de multa - você poderá definir uma multa que será cobrada automaticamente todas as vezes que um cliente atrasar um pagamento. Esse valor é cobrado independente de quantos dias seja esse atraso. Ele será então somado ao valor de juros ao dia e acrescentado ao valor total que deverá ser pago.
Percentual de desconto a aplicar - por padrão essa opção vem zerada, mas caso seu desejo seja dar desconto em alguma condição, basta selecionar o percentual de desconto desejado.
Desconto aplicável até - escolha a condição desejada para o desconto, sendo elas "Até o vencimento" ou o número de dias entre 1 e 10 para o desconto ser aplicado.
7- Configurações padrão de formas de recebimento aceitas - Você irá definir quais são os modos aceitos para recebimento, as opções são: Boleto e Pix. Você poderá definir as duas opções ou se preferir, uma só. Caso as duas estejam selecionadas, o seu cliente é quem escolherá o modo de pagamento que ele preferir.
8- Configuração de lançamentos financeiros - Você poderá definir se deseja ou não que o campo Categoria apareça quando for criar uma movimentação. Se desejar, basta acionar a primeira opção Categoria nos lançamentos e movimentações. Então preencha os campos abaixo com as informações desejadas. Escolha o tipo de lançamento da categoria, sua obrigatoriedade e o tipo de recebimento. Essas informações serão úteis para sua organização e para categorizar seus pagamentos e recebimentos. Assim você terá maiores detalhes em relatórios, como no "Saldo categoria", que te dará informações específicas de cada tipo de recebimento. Você poderá também marcar ou não a opção "🔲 Criar contas a pagar do total diário das taxas do Nitrus", para saber mais, clique aqui. E também "🔲 Criar lançamentos bancários, na conta cadastrada para depósito, quando houver transferências (depósitos) do Nitrus".
9- Configuração da recorrência- Nessa opção você irá escolher quantos dias úteis antes do fim do mês seu cliente receberá a cobrança a ser paga no mês seguinte. Assim, seu cliente já terá a cobrança disponível para ser paga bem antes da data de vencimento. Se desejar gerar para vários meses de uma única vez, basta adicionar o número de meses no campo "**Manter recorrências geradas por quantos meses?**"
10- Certificado Digital - Aqui você poderá baixar para dentro do Nitrus seu Certificado Digital para utilizá-lo na geração de notas fiscais. Para saber mais sobre lançamentos de serviços, clique aqui.
11- Configurações dos documentos fiscais- Preencha as configurações pedidas para emissão de notas fiscais.
12- Contador- Caso você seja contador ou o seu contador utilize o Calima, poderá fazer a integração automatizada, basta informar o código de cliente do contador Calima , o CNPJ dele.
13- BPO - Gerenciamento- Caso você queira usar o Nitrus do seu cliente para fazer BPO sem que ele tenha informações de custos e taxas, basta informar qual é o código do cliente e o CNPJ.
14- BPO - Link para convite de novas empresas- Caso seu cliente ainda não tenha cadastro no Nitrus para adicioná-lo como no passo da opção anterior, você poderá enviar o link disponível e ele mesmo fará o cadastro.
15- Segurança - Nessa aba você deverá apenas marcar ou não a opção de "Autenticação de dois fatores para todos os usuários da empresa". O que aumentará a segurança de seus dados, independente de quantos usuários acessem o seu Nitrus. Leia o artigo Autenticação de dois fatores.
16- Informações complementares- Aqui você poderá ver quando foram feitas as últimas alterações dessas informações e por qual usuário, aumentando o controle e segurança de uso da ferramenta.
Destacadas todas as configurações disponíveis, um detalhe importante é não deixar de clicar em "Salvar", a cada ajuste, do contrário os ajustes não serão mantidos.
⚠️ ATENÇÃO: Todos esses ajustes feitos nessas configurações se tornarão um padrão para todos os seus clientes. Para configurar ou ajustar dados para apenas um cliente de modo específico, você deverá fazer isso manualmente em suas informações de Cobranças ou Recebimentos. E editar os que forem desejados.
Parabéns! 🥳 Depois de muito trabalho seu Nitrus está configurado do seu jeitinho e pronto para ser usado! E agora os processos ficarão cada vez mais simples!

Veja detalhadamente o que cada função de configuração significa e como elas interferem no uso do seu Nitrus. Para isso, entre na Aba "Minha Conta", no canto superior direito da tela, depois clique em "Configurações da empresa".

Na página de Configurações da empresa, você encontrará a seguinte tela, com 16 funcionalidades:

Veja a função de cada uma:
1- Dados cadastrais da empresa - Esses dados são incluídos automaticamente nessa configuração a partir do momento que você faz o cadastro. Mas caso seja necessário algum ajuste ou atualização desses dados, você poderá fazer isso acessando essa primeira aba. (Para mais informações, clique aqui)
2- Informações de exibição para os seus clientes - Nessa configuração você vai escolher o modo como deseja que seus clientes vejam as informações sobre você ou sua empresa. Caso você não preencha essas opções, serão mantidos os dados cadastrados da empresa. Ou você pode optar por exibir sua razão social ou nome fantasia, adicionar um e-mail e telefone fixo ou celular, para ser visualizado por seus clientes.
3- Personalização geral - Inclua a logomarca que ficará visível em seus boletos, relatórios, cobranças e e-mails disparados aos clientes. O formato da imagem deve ser na escala 15x10. Para mais informações veja o artigo: Como adicionar a minha logomarca no Nitrus?
4- Personalização para a tela de pagamento - Você poderá adicionar o número do seu Whatsapp para contato dos clientes, também escolher a cor de fundo da tela de pagamentos e se deseja informar sua logomarca na tela de pagamentos. Para mais informações veja o artigo: Como personalizar a minha tela de pagamento?
5- Configurações de notificações - Os lembretes dos vencimentos das cobranças poderão ser enviados por e-mail ou SMS para seus clientes. Você pode escolher uma opção de envio ou as duas. O link de pagamento ficará disponível ao cliente em ambas as opções. Para mais informações veja o artigo: Como personalizar o envio das cobranças automáticas?
6- Definições de descontos, juros e multas das cobranças - Nessa aba você poderá definir como padrão duas configurações. Veja abaixo:
Percentual de juros ao dia - você irá definir qual a porcentagem do valor total que será cobrado do cliente por cada dia de atraso. Esses juros serão somados ao valor que deverá ser pago.
Percentual de multa - você poderá definir uma multa que será cobrada automaticamente todas as vezes que um cliente atrasar um pagamento. Esse valor é cobrado independente de quantos dias seja esse atraso. Ele será então somado ao valor de juros ao dia e acrescentado ao valor total que deverá ser pago.
Percentual de desconto a aplicar - por padrão essa opção vem zerada, mas caso seu desejo seja dar desconto em alguma condição, basta selecionar o percentual de desconto desejado.
Desconto aplicável até - escolha a condição desejada para o desconto, sendo elas "Até o vencimento" ou o número de dias entre 1 e 10 para o desconto ser aplicado.
7- Configurações padrão de formas de recebimento aceitas - Você irá definir quais são os modos aceitos para recebimento, as opções são: Boleto e Pix. Você poderá definir as duas opções ou se preferir, uma só. Caso as duas estejam selecionadas, o seu cliente é quem escolherá o modo de pagamento que ele preferir.
8- Configuração de lançamentos financeiros - Você poderá definir se deseja ou não que o campo Categoria apareça quando for criar uma movimentação. Se desejar, basta acionar a primeira opção Categoria nos lançamentos e movimentações. Então preencha os campos abaixo com as informações desejadas. Escolha o tipo de lançamento da categoria, sua obrigatoriedade e o tipo de recebimento. Essas informações serão úteis para sua organização e para categorizar seus pagamentos e recebimentos. Assim você terá maiores detalhes em relatórios, como no "Saldo categoria", que te dará informações específicas de cada tipo de recebimento. Você poderá também marcar ou não a opção "🔲 Criar contas a pagar do total diário das taxas do Nitrus", para saber mais, clique aqui. E também "🔲 Criar lançamentos bancários, na conta cadastrada para depósito, quando houver transferências (depósitos) do Nitrus".
9- Configuração da recorrência- Nessa opção você irá escolher quantos dias úteis antes do fim do mês seu cliente receberá a cobrança a ser paga no mês seguinte. Assim, seu cliente já terá a cobrança disponível para ser paga bem antes da data de vencimento. Se desejar gerar para vários meses de uma única vez, basta adicionar o número de meses no campo "**Manter recorrências geradas por quantos meses?**"
10- Certificado Digital - Aqui você poderá baixar para dentro do Nitrus seu Certificado Digital para utilizá-lo na geração de notas fiscais. Para saber mais sobre lançamentos de serviços, clique aqui.
11- Configurações dos documentos fiscais- Preencha as configurações pedidas para emissão de notas fiscais.
12- Contador- Caso você seja contador ou o seu contador utilize o Calima, poderá fazer a integração automatizada, basta informar o código de cliente do contador Calima , o CNPJ dele.
13- BPO - Gerenciamento- Caso você queira usar o Nitrus do seu cliente para fazer BPO sem que ele tenha informações de custos e taxas, basta informar qual é o código do cliente e o CNPJ.
14- BPO - Link para convite de novas empresas- Caso seu cliente ainda não tenha cadastro no Nitrus para adicioná-lo como no passo da opção anterior, você poderá enviar o link disponível e ele mesmo fará o cadastro.
15- Segurança - Nessa aba você deverá apenas marcar ou não a opção de "Autenticação de dois fatores para todos os usuários da empresa". O que aumentará a segurança de seus dados, independente de quantos usuários acessem o seu Nitrus. Leia o artigo Autenticação de dois fatores.
16- Informações complementares- Aqui você poderá ver quando foram feitas as últimas alterações dessas informações e por qual usuário, aumentando o controle e segurança de uso da ferramenta.
Destacadas todas as configurações disponíveis, um detalhe importante é não deixar de clicar em "Salvar", a cada ajuste, do contrário os ajustes não serão mantidos.
⚠️ ATENÇÃO: Todos esses ajustes feitos nessas configurações se tornarão um padrão para todos os seus clientes. Para configurar ou ajustar dados para apenas um cliente de modo específico, você deverá fazer isso manualmente em suas informações de Cobranças ou Recebimentos. E editar os que forem desejados.
Parabéns! 🥳 Depois de muito trabalho seu Nitrus está configurado do seu jeitinho e pronto para ser usado! E agora os processos ficarão cada vez mais simples!

Actualizado em: 23/04/2025
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