Artigos sobre: Pagamentos

Como criar uma conta a pagar?

Com o Nitrus você poderá criar lembretes de pagamentos adicionando contas a pagar para modalidades diferentes e mantendo suas contas em dia!


Independente do seu modo de usar o Nitrus, seja para controle pessoal ou empresarial, nossas ferramentas vão ajudar você a manter a organização das suas contas e despesas. Isso porque você poderá criar todas as contas a serem pagas referentes a cada mês e aparecerá um gráfico na sua tela principal, com lembretes das contas que vencerão a cada dia. Isso não é máximo? 🤩


Veja então como criar contas a pagar:


  1. No menu principal clique em Contas a pagar:



  1. Para adicionar uma nova conta, clique em + Novo.



  1. Na página seguinte, você irá criar uma movimentação. Então preencha os seguintes campos:



  • Tipo de movimentação- selecione entre "Contas a pagar" ou "Contas a receber". Nesse caso, como estamos falando de contas a pagar, selecione essa opção;
  • Conta- selecione a conta desejada, escolhendo a conta automática (Conta Nitrus) seus processos serão automatizados. Para saber mais, clique aqui.
  • Periodicidade- escolha entre as opções:

Lançamento único: para uma movimentação única;

Parcelado: para pagamentos em mais de uma parcela, e

Recorrente: quando já há previsão dos próximos pagamentos, no caso de contratos pré-estabelecidos;

  • Data de vencimento- informe qual será a data escolhida para o vencimento da conta;
  • Competência (venda ou prestação do serviço)- indique qual será a data em que a venda foi feita ou quando o serviço será realizado;
  • Lançamento de serviços- escolha se deseja colocar o lançamento de serviços ou não. Caso opte por adicionar, será aberta uma nova tela na página 3 para cadastro. Para saber mais clique aqui.


Depois clique em Próximo.


✅ Acesse os artigos para conhecer as diferentes formas de periodicidade e como preenchê-las: "Como criar uma recorrência a receber" e "Como criar um parcelamento a receber".


  1. Na página seguinte você irá cadastrar para quem a conta será paga.



Você poderá escolher entre uma conta já cadastrada anteriormente, pesquisando por Nome, CPF/CNPJ, E-mail, Celular/Tel. ou código. Também terá a opção de criar um novo clicando em +.


Ao criar um novo recebedor, será aberta a seguinte aba para cadastro:



Preencha todos os dados e clique em ✔️Salvar.


  1. Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no tópico 3 desse artigo, poderá pular para o próximo passo.



Aqui você poderá:

1- Buscar por um serviço já cadastrado;

2- Adicionar o novo serviço.


Ao selecionar o serviço, as seguintes informações aparecerão:



  • Quantidade- indique em quantas vezes o valor deve ser pago;
  • Vr. prestação- preencha qual será o valor a ser pago pelo serviço contratado;
  • Total- o valor total será preenchido automaticamente com base nas informações anteriores;
  • Editar descrição do serviço- se desejar adicionar mais informações e observações sobre esse serviço, você poderá incluí-los, o que pode ser útil para maiores esclarecimentos.


✅ Para saber mais detalhes sobre Lançamento de Serviços, leia nosso artigo.


Após esse passo, clique em Próximo.


  1. Na próxima página você deverá preencher as "Configurações", com os dados referentes ao pagamento.



Aqui você deverá cadastrar:


  • Descrição de cobrança- aparecerá como descrição o serviço escolhido na tela anterior, mas ele pode ser trocado ou ajustado se desejar;
  • Valor- aparecerá o valor da cobrança preenchido anteriormente;
  • Envio de arquivos- se desejar, poderá incluir arquivos, como contratos ou qualquer outro.
  • Observações: Acrescente alguma informação desejada para um cadastro mais detalhado.


Como opção adicional será possível fazer um Envio de arquivos, ou seja, anexar arquivos junto ao seu cadastro, como por exemplo, boletos, recibos, pedidos, ou qualquer documento para esse pagamento. E as duas opções seguintes: ⬜ Padronizar movimentação: Marcando essa opção será criada uma movimentação padrão baseada na movimentação corrente, para que possa ser usada futuramente na criação de outras movimentações. ⬜ Informar baixa: Informar manualmente que o pagamento já foi feito.


Após isso, clique em Próximo.


  1. No passo seguinte, você terá um "Resumo" de todos os dados preenchidos até agora e caso observe que alguma das informações está incorreta, basta voltar para ajustar. Do contrário, role até o final da página e clique em ➞ Gerar.


Pronto!!! Assim fica fácil gerar uma conta a pagar e manter sua rotina de pagamentos em dia e bem organizadas! Não se esqueça de sempre conferir nossos artigos e fique por dentro das novidades e funcionalidades do Nitrus!!! 🤩


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Actualizado em: 09/07/2025

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