Artigos sobre: Recebimentos

Funcionalidades da tela Contas a receber

Saiba quais as funcionalidades da tela Contas a receber e veja como um cadastro bem feito pode tornar suas ações muito mais eficientes!

O cadastro de contas a receber deve registrar tudo o que a sua empresa ou o seu negócio irá receber durante o mês. E o modo como esses registros são feitos, interferem diretamente na movimentação financeira da sua empresa.

Nessa tela você terá duas opções:
Acessar um recebimento já cadastrado.
Criar um novo recebimento.

Vamos analizar alguns detalhes dessas opções:

Acessar um recebimento já cadastrado



1.1- No menu principal, na seção "Recebimentos", clique na tecla "Contas a receber".



1.2- Nessa tela, você encontrará a opção de pesquisa, onde você poderá fazer buscas que facilitarão acessar uma conta desejada. Também encontrará vários filtros para fazer uma busca mais prática e ágil. Veja como você pode fazer:



1- Filtrar por - Você poderá escolher entre: Todos; A receber esse mês; Em atraso; A vencer; Baixadas ou Por mês.



2- Mês - Essa opção só aparecerá caso você marque "filtrar por mês", na opção anterior. Selecione então o mês desejado para a busca.



3- Descrição, e-mail, código, nome/razão social, CPF/CNPJ, cel. - Você pode filtrar também, digitando nessa opção, alguma dessas informações de cadastro. Nesse caso, você poderá fazer essa busca diretamente e nem será necessário preencher outros filtros.

4- Mais filtros - Nessa opção você encontrará uma série de filtros, onde poderá utilizar uma delas, ou quantas desejar, para encontrar a conta específica.



5- Contas parceladas, Opções e Limpar filtros - Você poderá utilizar esses botões para selecionar uma dessas configurações de filtros.



Após utilizar os filtros desejados para a busca, clique em Atualizar. E então será aberta uma nova aba com a conta buscada, como mostra com a imagem abaixo.



Encontrando a conta desejada, conforme indicado pela seta, você terá 3 opções de edição para a conta selecionada. São elas:



Editar - Se desejar editar algum dado do cliente.
Excluir - Para excluir a cobrança.
Ações - Opções que podem ser tomadas para ajustar a cobrança do cliente. São elas:



Verificar pagamento do Pix - O Nitrus fará uma busca para verificar se o pagamento foi feito por meio de Pix. (Essa opção só será possível se no momento de cadastro, essa conta estiver configurada como automática - conta Nitrus, para saber mais, clique aqui.) (link conta nitrus) Caso o pagamento não tiver sido feito você receberá uma mensagem informando que o Pix não foi encontrado.
Abrir tela de pagamento - Você poderá visualizar a tela que seu cliente receberá para efetuar o pagamento. Essa tela pode ser editada e configurada. Para saber mais, clique aqui.
Copiar link de pagamento - Caso você precise acessar o link de pagamento para enviar ao cliente por algum motivo, basta clicar nessa opção e ele já terá sido copiado, basta colar o link aonde desejar.
Notificar por WhatsApp - Nessa opção você poderá iniciar uma conversa no WhatsApp com seu cliente e enviar uma mensagem informando sobre a cobrança e também enviando o link de pagamento.
Notificar por e-mail - Clicando nessa opção você poderá enviar um e-mail com a cobrança para seu cliente. Lembrando que tanto nesse caso, como no caso de WhatsApp, serão notificações extras, que você fará quando desejar, fora as já programadas anteriormente no momento de cadastro.
Duplicar - Caso deseje criar uma nova cobrança igual, basta duplicá-la.
Efetuar baixa - Se a sua cobrança foi cadastrada com recebimento manual, você deverá efetuar a baixa, ou seja, informar que o pagamento foi feito. Para saber mais, clique aqui.
Regerar pix - Pensando em criar alternativas em caso de problemas, criamos a opção de poder gerar um novo pix através deste botão disponível nas opções de cada registro na página Contas a receber.
Baixar Boleto - Anteriormente só conseguíamos acessar o boleto da conta se entrássemos na tela de pagamento que geralmente é destinada apenas ao cliente. Agora você pode acessar e baixar o boleto e melhorar seu controle de registros, através deste botão disponível na página Contas a receber
Com esses passos você consegue ver as contas de modo individual e fazer qualquer ajuste necessário. Mas você também poderá visualizar todas as contas cadastradas, clicando nessa opção:



Clicando nessa opção será aberta uma descrição que calculará o Total original de todas as contas cadastradas, um Total recebido até o momento da consulta e o Total a receber, como mostra o quadro vermelho na imagem acima.

Você também poderá escolher a maneira como deseja visualizar a página:



Então selecione quantos itens por página você quer ver e se deseja que a marcação do número da página fique em baixo (Inferior), em cima das contas (Superior) ou em Ambas.

Criar um novo recebimento



Esse é um passo muito importante, especialmente quando se inicia o uso do Nitrus. E quanto mais informações forem adicionadas no momento de cadastro, mais dados você terá a sua disposição e melhor será seu controle.

Para saber como criar um novo cadastro, veja o artigo Como criar uma conta a receber?

Agora sim você já sabe todas as opções e funcionalidades da tela de Contas a receber! 😁 Fique por dentro dos nossos artigos e tenha muitas dicas para configurar o Nitrus eficiente para você!!!


Actualizado em: 29/11/2022

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