Como criar uma recorrência a receber
Veja como criar um recebimento com recorrência e configurar de acordo com suas necessidades pelo Nitrus!
A recorrência é um agendamento de transações futuras, como se fosse uma assinatura. Ou seja, você irá configurar um planejamento de uma conta a pagar com recorrência, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, anual, ou no prazo determinado por você.
Veja como criar uma conta assim usando o Nitrus.
No menu principal, acesse Recorrências a receber:
Na tela seguinte, clique em +Novo:
Para criar uma nova recorrência, preencha os campos que aparecerão nas telas a seguir:
1) Definições:
Tipo de movimentação - se é uma conta a pagar ou a receber, nesse caso como estamos criando uma recorrência a receber, selecione essa opção.
Conta - selecione entre as contas cadastradas, a que você deseja gerar essa movimentação;
Periodicidade - como estamos criando uma recorrência, essa opção já estará preenchida como "Recorrente";
Intervalo - selecione se os pagamentos deverão ser: semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou poderá definir dias;
A partir - defina a data de início;
Dia de vencimento - selecione o dia do mês em que o pagamento vence;
Data final - selecione quando será o encerramento da recorrência (essa opção não é obrigatória, visto que a recorrência pode ser fixa ou com prazo indefinido. Por isso, ela não estará escrita em roxo);
Número do contrato - Escolha um número de contratos ou clientes para seu controle. Caso você não preencha esse campo, o próprio Nitrus irá lançar um número sequencial de acordo com os contratos já cadastrados;
Lançamento de serviços - escolha se deseja fazer ou não esse lançamento; (Para saber mais sobre essa função, leia o artigo Lançamento de Serviços).
Terminando de preencher esses dados, clique em Próximo.
2) De quem receber:
Pesquisar cliente / pagador cadastrado - você poderá buscar por algum cliente já cadastrado ou criar um novo, clicando no +;
Logo abaixo também observamos algumas configurações que podem ser ajustadas. Elas já vem como padrão, mas podem ser personalizadas, como as notificações de cobrança e taxas de juros e multa.
✅ Para saber mais detalhes sobre Notificações de cobrança, clique aqui.
Após esse passo, clique em Próximo.
⚠️ Atenção: Caso você opte por lançar serviços, a tela seguinte será justamente com essa opção. Nesse artigo não destacaremos esse passo com o fim de ser mais objetivo. Mas para saber mais basta ler o artigo citado acima, em 1) Definições.
3) Configurações:
Descrição da cobrança - Faça uma descrição para identificação da cobrança a ser paga;
Valor - Informe o valor a ser pago;
Tipo de desconto - escolha entre percentual e valor. Ou seja, se você vai dar uma porcentagem em desconto ou um valor fixo.
Percentual de desconto a aplicar - defina se haverá algum percentual de desconto a aplicar, por padrão, o Nitrus utiliza 0,00.
Desconto aplicável até - selecione a opção desejada para esses descontos aplicados, se será até o vencimento ou escolha umas das opções entre 1 e 10 dias do vencimento.
Observações - Esse campo é opcional, caso queira informar mais detalhes para lembrete ou detalhamento (por isso aparece escrito em letras pretas).
Também é possível fazer o Envio de arquivos para armazenamento de dados.
Você poderá padronizar essa movimentação, assim essas configurações serão um padrão nas demais cobranças, o que facilitará futuros cadastros. Para isso basta marcar a opção ☑️ Padronizar movimentação, no final da tela.
Após isso, clique em Próximo.
4) Resumo:
Aqui você poderá conferir todas as informações e dados cadastrados. Você poderá cancelar a criação dessa conta, clicando em ✖️Cancelar. Caso seja necessária alguma alteração, clique em ⬅️ Voltar. Se estiver tudo corretamente preenchido, clique em ➡️ Gerar.
Seguindo esses passos você terá criado uma recorrência a receber usando o Nitrus!! 🥳
A recorrência é um agendamento de transações futuras, como se fosse uma assinatura. Ou seja, você irá configurar um planejamento de uma conta a pagar com recorrência, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, anual, ou no prazo determinado por você.
Veja como criar uma conta assim usando o Nitrus.
No menu principal, acesse Recorrências a receber:
Na tela seguinte, clique em +Novo:
Para criar uma nova recorrência, preencha os campos que aparecerão nas telas a seguir:
1) Definições:
Tipo de movimentação - se é uma conta a pagar ou a receber, nesse caso como estamos criando uma recorrência a receber, selecione essa opção.
Conta - selecione entre as contas cadastradas, a que você deseja gerar essa movimentação;
Periodicidade - como estamos criando uma recorrência, essa opção já estará preenchida como "Recorrente";
Intervalo - selecione se os pagamentos deverão ser: semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou poderá definir dias;
A partir - defina a data de início;
Dia de vencimento - selecione o dia do mês em que o pagamento vence;
Data final - selecione quando será o encerramento da recorrência (essa opção não é obrigatória, visto que a recorrência pode ser fixa ou com prazo indefinido. Por isso, ela não estará escrita em roxo);
Número do contrato - Escolha um número de contratos ou clientes para seu controle. Caso você não preencha esse campo, o próprio Nitrus irá lançar um número sequencial de acordo com os contratos já cadastrados;
Lançamento de serviços - escolha se deseja fazer ou não esse lançamento; (Para saber mais sobre essa função, leia o artigo Lançamento de Serviços).
Terminando de preencher esses dados, clique em Próximo.
2) De quem receber:
Pesquisar cliente / pagador cadastrado - você poderá buscar por algum cliente já cadastrado ou criar um novo, clicando no +;
Logo abaixo também observamos algumas configurações que podem ser ajustadas. Elas já vem como padrão, mas podem ser personalizadas, como as notificações de cobrança e taxas de juros e multa.
✅ Para saber mais detalhes sobre Notificações de cobrança, clique aqui.
Após esse passo, clique em Próximo.
⚠️ Atenção: Caso você opte por lançar serviços, a tela seguinte será justamente com essa opção. Nesse artigo não destacaremos esse passo com o fim de ser mais objetivo. Mas para saber mais basta ler o artigo citado acima, em 1) Definições.
3) Configurações:
Descrição da cobrança - Faça uma descrição para identificação da cobrança a ser paga;
Valor - Informe o valor a ser pago;
Tipo de desconto - escolha entre percentual e valor. Ou seja, se você vai dar uma porcentagem em desconto ou um valor fixo.
Percentual de desconto a aplicar - defina se haverá algum percentual de desconto a aplicar, por padrão, o Nitrus utiliza 0,00.
Desconto aplicável até - selecione a opção desejada para esses descontos aplicados, se será até o vencimento ou escolha umas das opções entre 1 e 10 dias do vencimento.
Observações - Esse campo é opcional, caso queira informar mais detalhes para lembrete ou detalhamento (por isso aparece escrito em letras pretas).
Também é possível fazer o Envio de arquivos para armazenamento de dados.
Você poderá padronizar essa movimentação, assim essas configurações serão um padrão nas demais cobranças, o que facilitará futuros cadastros. Para isso basta marcar a opção ☑️ Padronizar movimentação, no final da tela.
Após isso, clique em Próximo.
4) Resumo:
Aqui você poderá conferir todas as informações e dados cadastrados. Você poderá cancelar a criação dessa conta, clicando em ✖️Cancelar. Caso seja necessária alguma alteração, clique em ⬅️ Voltar. Se estiver tudo corretamente preenchido, clique em ➡️ Gerar.
Seguindo esses passos você terá criado uma recorrência a receber usando o Nitrus!! 🥳
Actualizado em: 10/05/2023
Obrigado!