Como criar uma recorrência a receber?
Veja como criar um recebimento com recorrência e configurar de acordo com suas necessidades pelo Nitrus!
A recorrência é um agendamento de transações futuras, como se fosse uma assinatura. Ou seja, você irá configurar um planejamento de uma conta a pagar com recorrência, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, anual, ou no prazo determinado por você.
Veja como criar uma conta assim usando o Nitrus.
- No menu principal, acesse Recorrências a receber:
- Na tela seguinte, clique em +Novo:
- Agora você verá a página com configurações de cadastro, e você deverá preencher os dados. Veja os passos abaixo:
- Tipo de movimentação - se é uma conta a pagar ou a receber, nesse caso como estamos criando uma recorrência a receber, selecione essa opção.
- Conta - selecione entre as contas cadastradas, a que você deseja gerar essa movimentação. Optando pela conta do C6 BANK, os processos financeiros serão automatizados, e não manuais. (Para saber como fazer a integração, clique aqui)
- Periodicidade - como estamos criando uma recorrência, essa opção já estará preenchida como "Recorrente";
- Intervalo - selecione se os pagamentos deverão ser: semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou poderá definir dias;
- A partir - defina a data de início;
- Dia de vencimento - selecione o dia do mês em que o pagamento vence;
- Data final - selecione quando será o encerramento da recorrência (essa opção não é obrigatória, visto que a recorrência pode ser fixa ou com prazo indefinido. Por isso, ela não estará escrita em roxo);
- Número do contrato - Escolha um número de contratos ou clientes para seu controle. Caso você não preencha esse campo, o próprio Nitrus irá lançar um número sequencial de acordo com os contratos já cadastrados;
- Lançamento de serviços - escolha se deseja fazer ou não esse lançamento; (Para saber mais sobre essa função, leia o artigo Lançamento de Serviços).
Terminando de preencher esses dados, clique em Próximo.
- No passo seguinte, você irá preencher os dados "De quem receber", ou seja, do seu cliente que efetuará o pagamento.
Então cadastre:
1- Pesquisar cliente / pagador cadastrado: Você poderá buscar por um cliente já cadastrado anteriormente, digitando nome, CPF/CNPJ, E-mail, Celular/Tel. ou código.
2- Criar cliente / pagador: Caso você esteja configurando um pagamento de um novo cliente, ainda não cadastrado, basta clicar em "+" e fazer o cadastro. Então será aberta a seguinte tela:
Você deverá preencher obrigatoriamente os dados destacados em roxo: Código (Uma descrição já utilizada para seu controle empresarial, ou caso prefira, o próprio Nitrus criará o código); e Nome / Razão social. Os demais campos são opcionais. Após preenchido, basta ✔️ Salvar e o cadastro estará feito.
Voltamos então a tela "De quem receber":
3- Condições:
- Formas de recebimento disponíveis para o cliente: Selecione a forma ou as formas de recebimentos desejadas por você, tendo as opções de receber por Boleto ou por Pix. Caso você deixe as duas opções disponíveis, seu cliente escolherá o modo que deseja efetuar o pagamento.
- Percentual de juros ao dia: será cobrado por padrão, o percentual de 0,033 de juros a cada dia de atraso no pagamento;
- Percentual de multa: será cobrado uma multa de 2,00% do valor da conta quando não for pago até o dia de vencimento.
Agora clique em Próximo para continuar.
- Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no tópico **3** desse artigo, poderá pular para o próximo passo.
Aqui você poderá:
1- Buscar por um serviço já cadastrado;
2- Adicionar o novo serviço.
Ao selecionar o serviço, as seguintes informações aparecerão:
- Quantidade- indique em quantas vezes o valor deve ser pago;
- Vr. prestação- preencha qual será o valor a ser pago pelo serviço contratado;
- Total- o valor total será preenchido automaticamente com base nas informações anteriores;
- Editar descrição do serviço- se desejar adicionar mais informações e observações sobre esse serviço, você poderá incluí-los, o que pode ser útil para maiores esclarecimentos.
Logo abaixo, também é possível utilizar a seguinte função:
- ➕ Adicionar mais serviços: caso haja mais de um serviço a ser pago, você poderá adicioná-lo nessa opção ao invés de criar outra conta do zero para ela. E então todos os serviços lançados aparecerão logo abaixo, como na imagem a seguir.
Após esse passo, clique em Próximo.
- Na próxima página você deverá preencher as "Configurações".
- Descrição de cobrança- aparecerá como descrição o serviço escolhido na tela anterior, mas ele pode ser trocado ou ajustado se desejar;
- Valor- aparecerá o valor da cobrança preenchido anteriormente;
- Tipo de desconto-se desejar dar desconto ao seu cliente, escolha qual será o tipo ( percentual ou valor) e logo em frente informe qual será o desconto e até quando ele será aplicável (até o vencimento ou o número de dias antes do vencimento que você preferir) mas esse desconto é opcional e se não quiser oferecer essa opção, basta deixar zerado;
- Envio de arquivos- se desejar, poderá incluir arquivos, como contratos ou qualquer outro.
Logo depois, clique em Próximo.
- Aqui você poderá conferir todas as informações e dados cadastrados. Você poderá cancelar a criação dessa conta, clicando em ✖️Cancelar. Caso seja necessária alguma alteração, clique em ⬅️ Voltar. Se estiver tudo corretamente preenchido, clique em ➡️ Gerar.
Seguindo esses passos você terá criado uma recorrência a receber usando o Nitrus!! 🥳
Actualizado em: 17/09/2025
Obrigado!