Artigos sobre: Recebimentos

Como criar uma recorrência a receber?

Veja como criar um recebimento com recorrência e configurar de acordo com suas necessidades pelo Nitrus!


A recorrência é um agendamento de transações futuras, como se fosse uma assinatura. Ou seja, você irá configurar um planejamento de uma conta a pagar com recorrência, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, anual, ou no prazo determinado por você.


Veja como criar uma conta assim usando o Nitrus.


  1. No menu principal, acesse Recorrências a receber:



  1. Na tela seguinte, clique em +Novo:



  1. Agora você verá a página com configurações de cadastro, e você deverá preencher os dados. Veja os passos abaixo:



  • Tipo de movimentação - se é uma conta a pagar ou a receber, nesse caso como estamos criando uma recorrência a receber, selecione essa opção.
  • Conta - selecione entre as contas cadastradas, a que você deseja gerar essa movimentação. Optando pela conta do C6 BANK, os processos financeiros serão automatizados, e não manuais. (Para saber como fazer a integração, clique aqui)
  • Periodicidade - como estamos criando uma recorrência, essa opção já estará preenchida como "Recorrente";
  • Intervalo - selecione se os pagamentos deverão ser: semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou poderá definir dias;
  • A partir - defina a data de início;
  • Dia de vencimento - selecione o dia do mês em que o pagamento vence;
  • Data final - selecione quando será o encerramento da recorrência (essa opção não é obrigatória, visto que a recorrência pode ser fixa ou com prazo indefinido. Por isso, ela não estará escrita em roxo);
  • Número do contrato - Escolha um número de contratos ou clientes para seu controle. Caso você não preencha esse campo, o próprio Nitrus irá lançar um número sequencial de acordo com os contratos já cadastrados;
  • Lançamento de serviços - escolha se deseja fazer ou não esse lançamento; (Para saber mais sobre essa função, leia o artigo Lançamento de Serviços).


Terminando de preencher esses dados, clique em Próximo.


  1. No passo seguinte, você irá preencher os dados "De quem receber", ou seja, do seu cliente que efetuará o pagamento.



Então cadastre:


1- Pesquisar cliente / pagador cadastrado: Você poderá buscar por um cliente já cadastrado anteriormente, digitando nome, CPF/CNPJ, E-mail, Celular/Tel. ou código.

2- Criar cliente / pagador: Caso você esteja configurando um pagamento de um novo cliente, ainda não cadastrado, basta clicar em "+" e fazer o cadastro. Então será aberta a seguinte tela:



Você deverá preencher obrigatoriamente os dados destacados em roxo: Código (Uma descrição já utilizada para seu controle empresarial, ou caso prefira, o próprio Nitrus criará o código); e Nome / Razão social. Os demais campos são opcionais. Após preenchido, basta ✔️ Salvar e o cadastro estará feito.


✅ Quanto mais dados cadastrados, melhor ficará sua visualização de informações e seu controle empresarial.


Voltamos então a tela "De quem receber":


3- Condições:

  • Formas de recebimento disponíveis para o cliente: Selecione a forma ou as formas de recebimentos desejadas por você, tendo as opções de receber por Boleto ou por Pix. Caso você deixe as duas opções disponíveis, seu cliente escolherá o modo que deseja efetuar o pagamento.
  • Percentual de juros ao dia: será cobrado por padrão, o percentual de 0,033 de juros a cada dia de atraso no pagamento;
  • Percentual de multa: será cobrado uma multa de 2,00% do valor da conta quando não for pago até o dia de vencimento.


⚠️ Esses valores de juros e multas são um padrão para todos que começam a utilizar o Nitrus e se adequam ao Código Tributário Nacional e ao Código de Defesa do Consumidor. Por isso, sugerimos que esse percentual não seja alterado.


Agora clique em Próximo para continuar.


  1. Na tela 3 você irá preencher os "Serviços". Mas caso não tenha optado por adicioná-los nas Definições, como destacado no tópico **3** desse artigo, poderá pular para o próximo passo.



Aqui você poderá:

1- Buscar por um serviço já cadastrado;

2- Adicionar o novo serviço.


Ao selecionar o serviço, as seguintes informações aparecerão:



  • Quantidade- indique em quantas vezes o valor deve ser pago;
  • Vr. prestação- preencha qual será o valor a ser pago pelo serviço contratado;
  • Total- o valor total será preenchido automaticamente com base nas informações anteriores;
  • Editar descrição do serviço- se desejar adicionar mais informações e observações sobre esse serviço, você poderá incluí-los, o que pode ser útil para maiores esclarecimentos.


Logo abaixo, também é possível utilizar a seguinte função:


  • Adicionar mais serviços: caso haja mais de um serviço a ser pago, você poderá adicioná-lo nessa opção ao invés de criar outra conta do zero para ela. E então todos os serviços lançados aparecerão logo abaixo, como na imagem a seguir.



✅ Para saber mais detalhes sobre Lançamento de Serviços, leia nosso artigo.


Após esse passo, clique em Próximo.


  1. Na próxima página você deverá preencher as "Configurações".



  • Descrição de cobrança- aparecerá como descrição o serviço escolhido na tela anterior, mas ele pode ser trocado ou ajustado se desejar;
  • Valor- aparecerá o valor da cobrança preenchido anteriormente;
  • Tipo de desconto-se desejar dar desconto ao seu cliente, escolha qual será o tipo ( percentual ou valor) e logo em frente informe qual será o desconto e até quando ele será aplicável (até o vencimento ou o número de dias antes do vencimento que você preferir) mas esse desconto é opcional e se não quiser oferecer essa opção, basta deixar zerado;
  • Envio de arquivos- se desejar, poderá incluir arquivos, como contratos ou qualquer outro.


Logo depois, clique em Próximo.


  1. Aqui você poderá conferir todas as informações e dados cadastrados. Você poderá cancelar a criação dessa conta, clicando em ✖️Cancelar. Caso seja necessária alguma alteração, clique em ⬅️ Voltar. Se estiver tudo corretamente preenchido, clique em ➡️ Gerar.


Seguindo esses passos você terá criado uma recorrência a receber usando o Nitrus!! 🥳



Actualizado em: 17/09/2025

Esse artigo foi útil?

Partilhe o seu feedback

Cancelar

Obrigado!