Artigos sobre: NFS-e

Como alterar a emissão de NFS-e para o Portal Nacional

A partir de novembro de 2025, muitas prefeituras começaram a se adequar ao novo modelo de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) pelo Portal Nacional, especialmente para prestadores optantes pelo Simples Nacional.


O Nitrus já está totalmente preparado para essa mudança.

Mas, para garantir que suas notas continuem sendo emitidas normalmente, pode ser necessário fazer alguns ajustes rápidos nas configurações da sua empresa.


Nem todos os municípios seguem exatamente os mesmos critérios, então é possível que você precise ajustar um campo e tentar reenviar a nota.

Se ainda assim o erro persistir, basta seguir as instruções abaixo conforme o código exibido no erro.


Como identificar o erro

Antes de tudo, é importante saber onde visualizar o erro de uma nota.

Na página de Notas Fiscais de Serviço, clique com o cursor do mouse sobre o ícone vermelho identificado com um inseto (bug) 🐞 na listagem de notas:


Exemplo do símbolo de erro em uma nota fiscal


Ou entre na nota com erro.

Logo no inicio da página encontrará o campo Erro no processamento da NFS-e que mostrará a descrição completa.



Campo 'Erro(s) no processamento da NFS-e' dentro da nota



Veja abaixo quais erros e mensagens serão tratados neste artigo:


Código do Erro

Descrição resumida

Causa principal

E1011

Exigência de emissão pelo Portal Nacional

Município passou a exigir o envio exclusivo via Portal Nacional

erro_validacao_schema

Item Lista Serviço com valor inválido

Código de serviço precisa ter 6 dígitos conforme padrão nacional

E0178

Regime especial de tributação não permitido

Configuração incorreta do regime tributário

E0120

IM do prestador não deve ser informado

Campo de inscrição municipal deve ser deixado em branco


Cada um desses erros tem um passo a passo detalhado logo abaixo para ajudar você a resolver e reenviar sua nota com sucesso ✅


⚠️ Erro 1 – Código E1011 - Exigência do Portal Nacional


Mensagem exibida:

Erro durante o processo de consulta por número de NFS-e da nota fiscal de serviço.
Código: E1011
Descrição: Atenção! A partir de 01/11/2025, a emissão de NFS-e para contribuinte enquadrado no regime Simples Nacional será exclusivamente através do Portal da Nota Fiscal Nacional: https://www.gov.br/nfse/pt-br – Em conformidade com o cronograma estabelecido no Decreto 1.960/2025 e em Portaria 33/2025 - Correção: Empresas Enquadrada no Regime Especial Simples Nacional, deve emitir NFSe pelo portal da Nota Fiscal Nacional.



Como resolver


  1. Acesse o menu no canto superior direito e clique em Configurações da empresa.


Menu do usuário > Configurações da empresa


  1. Vá até a aba Configurações dos documentos fiscais.
  2. Marque a opção “Emitir NFS-e no Portal Nacional”.


Configurações dos documentos fiscais > Emitir NFS-e no Padrão Nacional


  1. Clique em Salvar.


Depois disso, tente reenviar a nota.

Se o sistema exibir outro erro, siga para o próximo passo.


⚠️ Erro 2 – erro_validacao_schema - Código de serviço inválido


Mensagem exibida:

Erro durante o processo de envio da nota fiscal de serviço.
Código: erro_validacao_schema
Descrição: Item Lista Serviço com valor inválido. O código é composto por 6 dígitos numéricos, sendo: 2 para Item (LC 116/2003), 2 para Subitem (LC 116/2003) e 2 para Desdobro Nacional.



Como resolver

Esse erro acontece porque o Portal Nacional exige códigos de serviço com 6 dígitos.

Por exemplo, o código de serviços contábeis, que antes era 17.19, agora deve ser 17.19.01.


Siga o passo a passo:

  1. Vá até o menu Serviços.
  2. Clique em Editar no serviço utilizado na nota.


Serviços > Editar


  1. Deixe o campo Serviço municipal vazio.
  2. Selecione o Serviço nacional com 6 dígitos (exemplo: 17.19.01).
  3. Clique em Mais dados e preencha também o campo Código NBS. Comece a digitar o nome do serviço para encontrá-lo (exemplo: “cont” e vai aparecer o código 1.1302.21.00 - Serviços de contabilidade).
  4. Salve as alterações.




Agora volte na página de Notas fiscais serviços (NFS-e)

  • Acesse a nota com erro. Clique na mesma para editar e vá até a área Serviços prestados.




  • Anote o valor da nota para não se perder.
  • Remova o serviço antigo e adicione novamente o novo serviço com 6 dígitos.
  • Informe o valor e salve.



  • Desça até o final da página e clique em Salvar e reenviar.


Se ainda aparecer outro erro, siga para o próximo.


⚠️ Erro 3 – Código E0178 - Regime de tributação não permitido


Mensagem exibida:

Erro durante o processo de consulta por número de NFS-e da nota fiscal de serviço.
Código: E0178
Descrição: Regime especial de tributação não permitido para o prestador do serviço.


Como resolver

  1. Acesse novamente Configurações da empresa → Configurações dos documentos fiscais.



  1. Ajuste os campos conforme abaixo:




Regime Especial de Tributação ( 1 ):

Selecione: Nenhum


Regime Tributário Simples Nacional ( 2 ):

Escolha conforme sua situação:

  • Regime de apuração dos tributos federais e municipal pelo SN → Para empresas que recolhem ISS dentro do DAS.
  • Regime de apuração dos tributos federais pelo SN e o ISSQN pela NFS-e → Quando o ISS é recolhido diretamente pela prefeitura.
  • Regime de apuração dos tributos federais e municipal pela NFS-e → Usado por prefeituras com regras próprias de cálculo.



Se tiver dúvida sobre as opções, consulte a prefeitura ou seu contador.


  1. Em seguida, (conforme o print acima no campo identificado com o número "3") vá até Configurações das tributações da empresa → Regime de tributação e selecione uma das opções:


• 1 – Microempresa municipal

• 2 – Estimativa

• 3 – Sociedade de profissionais

• 4 – Cooperativa

• 5 – Microempreendedor individual

• 6 – Microempresa de pequeno porte




  1. Clique em Salvar.


Volte à nota com erro, vá até o final da página e clique em Salvar e reenviar.



⚠️ Erro 4 – Código E0120 - IM não deve ser informado


Mensagem exibida:

Erro durante o processo de consulta por número de NFS-e da nota fiscal de serviço.
Código: E0120
Descrição: IM do prestador não deve ser informado, pois não existem informações complementares registradas no CNC NFS-e do município emissor informado na DPS.



Como resolver


  1. Vá em Configurações da empresa → Dados cadastrais da empresa.


Menu do usuário > Configurações da empresa


  1. Apague o número da Inscrição Municipal (deixe o campo em branco).




  1. Clique em Salvar.
  2. Volte à nota com erro e clique em Salvar e reenviar.


Se tudo estiver correto, a nota será emitida com sucesso 🎉

Um ícone verde com um tique será exibido indicando que deu tudo certo!






Essas atualizações fazem parte da unificação nacional das NFS-e, e o Nitrus já está pronto para essa nova etapa.

Sabemos que no começo pode parecer muita coisa, mas com esses ajustes simples, tudo vai fluir naturalmente.


E lembre-se:

Se surgir qualquer dúvida, nosso time de suporte está pronto pra ajudar você no chat do Nitrus 💜

Juntos, garantimos que sua emissão continue simples, rápida e sem complicações.





Actualizado em: 06/11/2025

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